Zeekr 7X: Andamos no “futuro pesadelo” do Porsche Macan é da BMW X5
De Ningbo, China
O Zeekr 7X, SUV 100% elétrico que a prima chinesa da Volvo lançará em breve no Brasil, ainda não havia sido mostrado oficialmente para a imprensa nacional, a não ser em fotos de divulgação. Essa história, porém, mudou nesta quarta-feira (11), e o CT Auto fez parte dela.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Maioria dos donos de carros elétricos aprovam os modelos, diz pesquisa VW Amarok vs. Ford Ranger: qual picape é mais segura no Latin NCAP?
A reportagem do Canaltech representou a mídia brasileira no evento global da marca em Ningbo, na China e, consequentemente, foi o primeiro veículo de imprensa do país a registrar imagens próprias do imponente modelo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Além de ter a chance de registrar tudo sobre o Zeekr 7X nos mínimos detalhes, também fomos os primeiros jornalistas do Brasil (e únicos, por enquanto) a dirigir o luxuoso modelo que quer bater de frente com Porsche Macan e BMW X5.
Tivemos a chance de conferir, em primeira mão, os features tecnológicos que prometem colocar o SUV elétrico na prateleira mais alta de um segmento cada vez mais disputado no Brasil e, assim, provar que não são apenas as marcas europeias que sabem fazer carros de luxo.
CT Auto teve a oportunidade de conhecer o Zeekr 7x (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
Como é o Zeekr 7X?
O Zeekr 7X é um SUV de proporções generosas. O modelo chinês ostenta 4,82 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,66 m de altura e 2,90 m de entre-eixos, medidas próximas às exibidas pelo rival da marca premium alemã.
Em termos de design, o utilitário chinês chama a atenção pelas linhas que, embora futuristas, não perdem de vista a elegância, combinando os elementos ópticos em LED com os vincos do capô e a fluidez das laterais sem sobrecarregar nenhum deles.
A versão topo de linha, aliás, oferece um recurso que permite personalizar as formas das luzes, batizado de Stargate. É possível até mesmo escrever frases inteiras, mas ele funciona apenas quando o veículo está parado.
Zeekr 7x e os seus faróis (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
Por dentro, o acabamento impecável também não deixa dúvidas de que o Zeekr 7X é um produto diferenciado. A qualidade dos materiais utilizados nas portas, bancos e painéis, a perfeição dos encaixes e o nível de sofisticação remetem às marcas mais conceituadas e cobiçadas do mercado.
A tecnologia embarcada é outro diferencial. O SUV elétrico chinês conta em seu pacote de acessórios com itens como o comando de voz inteligente. Ele entende, por exemplo, que a interação foi feita por quem está sentado no banco do motorista e, se for ordenado que abra ou feche o vidro, fará isso apenas na respectiva janela.
Outro recurso bacana permite que o usuário, por meio de toques na tela da multimídia, abra ou feche espelhos e porta-malas tocando no respectivo local no carro exibido em 3D.
Interior do Zeekr 7x (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
Zeekr 7X: motorização e autonomia
Encarar de frente rivais de peso do segmento premium, como Porsche e BMW demanda mais do que um belo design, acabamento de alto nível e tecnologia de ponta. É preciso ter desempenho e autonomia igualmente satisfatórios. E o Zeekr 7X mostrou que tem.
Zeekr 7x ao lado de um de seus rivais, BMW X5 (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
O SUV chinês é vendido na China em três versões, com baterias Golden Brick, da própria Zeekr, que variam entre 75 e 100 kWh, dependendo da versão. Elas dão ao carro autonomia entre 605 e 680 km por ciclo de carga, de acordo com as aferições da China. A homologação no PBEV do Inmetro ainda não foi divulgada, mas vai cair cerca de 30%.
O powertrain das variantes com um motor elétrico apenas, instalado no motor traseiro, entrega 421 cv, enquanto a com 2 motores chega a 645 cv, com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos – mesmo tempo do BYD Seal.
Autonomia do Zeekr 7x chama a atenção, mas índice brasileiro deve derrubar os números (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
Para efeitos de comparação, o Porsche Macan elétrico, em sua versão topo de linha, entrega 639 cv e 115,2 kgfm de torque, chegando aos 100 km/h em apenas 3,3 segundos.
Como anda o Zeekr 7X?
O CT Auto teve a oportunidade de ser o primeiro e, por enquanto, único veículo de imprensa do Brasil a dirigir o novíssimo Zeekr 7X.
O teste, embora rápido, já que apenas duas voltas de aproximadamente 4 km cada foram permitidas no circuito da Geely, foi suficiente para o modelo chinês apresentar suas credenciais.
Rápido na arrancada e nas retomadas, “grudado ” nada curvas e ágil nas chicanes, o Zeekr 7X mostrou que, se a marca chinesa acertar nos preços, BMW e Porsche estão prestes a conhecer seu pior pesadelo.
Leia também:
Quanto custam os carros da Zeekr no Brasil? Zeekr tem hub tecnológico e “ajuda do espaço” para encarar Porsche Zeekr: a”prima chinesa” da Volvo que quer repetir fenômeno da BYD no Brasil
Vale destacar também que a confiança da marca no potencial do SUV é tanta que os jornalistas foram convidados primeiro a dar uma volta em um BMW X5 para poder comparar e declarar qual o melhor.
Quando o Zeekr 7X chega ao Brasil?
Os executivos da Zeekr não quiseram confirmar quando o 7X chega ao Brasil, já que os detalhes finais sobre qual ou quais versões serão lançados no pais não estão fechados.
Até mesmo por isso, não querem especular o preço que será cobrado pelo SUV, mas, segundo eles, será “agressivo ” na comparação com os principais rivais.
Zeekr 7x (Paulo Amaral/Canaltech) Zeekr 7x (Paulo Amaral/Canaltech) Zeekr 7x (Paulo Amaral/Canaltech) Zeekr 7x (Paulo Amaral/Canaltech) Zeekr 7x (Paulo Amaral/Canaltech) Zeekr 7x (Paulo Amaral/Canaltech) Zeekr 7x (Paulo Amaral/Canaltech) Zeekr 7x (Paulo Amaral/Canaltech) Zeekr 7x (Paulo Amaral/Canaltech) Zeekr 7x (Paulo Amaral/Canaltech) Zeekr 7x (Paulo Amaral/Canaltech) Zeekr 7x (Paulo Amaral/Canaltech)
Leia a matéria no Canaltech.