Xiaomi ultrapassa Apple e assume liderança na China, revela levantamento
A Apple perdeu presença no mercado de celulares da China no primeiro trimestre de 2025. Em contrapartida, a Xiaomi assumiu a liderança após quase uma década. É o que mostra um estudo preliminar da International Data Corporation (IDC) revelado nesta quinta-feira (17).
- Por que as pessoas pagam tão caro em um iPhone?
- 6 vantagens e desvantagens de comprar celular Xiaomi
Os dados ainda revelaram que o mercado chinês cresceu mais que o dobro do global no mesmo período.
Apesar de ter ocupado uma das primeiras colocações no último trimestre de 2024, a Apple caiu para o 5° lugar em 2025, com 13,7% de market share, mesmo com o lançamento do iPhone 16e, modelo mais “acessível” da geração atual.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Por outro lado, a Xiaomi assumiu a liderança com aumento de quase 40% nas remessas em comparação ao ano anterior. Segundo o pesquisador sênior da IDC, Will Wong, isso se dá pelos subsídios do governo implementados para estimular o consumo, que conseguiram impulsionar os modelos com preços mais baratos.
Em segundo lugar, apenas 0,6% atrás, está a Huawei, que vem crescendo no segmento de celulares topo de linha, juntamente com a Xiaomi, segundo um relatório recente.
Após, está a Oppo, que nesse primeiro trimestre lançou o Oppo Find N5, dobrável tão fino que mal cabe uma porta USB-C e que chamou a atenção nos nossos testes.
Por fim, em 4° lugar e na frente da Apple, está a Vivo, que chegou recentemente ao Brasil sob o nome de Jovi.

Vendas de celulares na China aumentaram 3,3%
Como um todo, o mercado de smartphones na China cresceu 3,3% no primeiro trimestre de 2025. Sendo que o início de 2025 marcou o sexto trimestre consecutivo de crescimento nas vendas. De acordo com o IDC, 71,6 milhões de unidades foram vendidas apenas neste começo de 2025.
Os dados da China são superiores ao mercado global de smartphones. Para efeito de comparação, no contexto global, as vendas de celulares aumentaram 1,5%, enquanto no país asiático foi mais do que o dobro: 3,3%.
No entanto, com as tarifas entre China e Estados Unidos, o futuro do segmento de eletrônicos no país ainda é incerto, já que o preço pode subir e causar uma queda nas vendas.
Leia mais
- Samsung derrapa e Apple lidera mercado de celulares no início do ano
- Vale a pena comprar iPhone Pro ou Pro Max?
- O que você precisa saber antes de comprar um celular Xiaomi?
VÍDEO: A Xiaomi pode VOLTAR a brilhar?
Leia a matéria no Canaltech.