Xbox pode ter o mesmo sucesso multiplataforma da SEGA, afirma Shawn Layden
Com a confirmação de que Forza Horizon 5 está a caminho do PlayStation 5, a Microsoft reforçou mais uma vez que um posicionamento multiplaforma é praticamente inevitável para o Xbox. Segundo Shawn Layden, executivo que chegou a comandar a Sony Interactive Entertainemnt no passado, sua antiga rival pode ser tão bem-sucedida nesse caminho quanto a SEGA se tornou.
Antes de começar a lançar jogos para diversos consoles, a companhia japonesa chegou a competir com a Nintendo pelo domínio do segmento de hardwares. No entanto, dificuldades financeiras a forçaram a abandonar o segmento e a começar a disponibilizar suas franquias para plataformas de empresas anteriormente consideradas como concorrentes.
“O multiplataforma é uma estratégia, particularmente em um mundo no qual o custo de desenvolvimento está aumentando tão dramaticamente”, afirmou Layden ao podcast Kiwi Talkz. Ao mesmo tempo, ele observou que a companhia pode ter dificuldades em criar nos consumidores o sentimento de que vale a pena investir em um console Xbox.
Mudança do Xbox tem “precedente histórico”
Segundo Layden, o principal desafio que a Microsoft vai ter que enfrentar é não poder mais usar o argumento de que é importante investir em seus consoles, dado que algumas experiências só vão ser encontradas neles. Enquanto a empresa ainda trabalha com algumas exclusividades temporárias — como no caso de Indiana Jones —, o fato de seus jogos saírem para os concorrentes elimina a sensação de que seus hardwares são essenciais.
Foto: Divulgação/Xbox
“Vimos isso anteriormente, eu estava nos negócios quando a SEGA trouxe seus títulos do Dreamcast para o PS2, em um tempo no qual ela virou só uma companhia de software, então houve uma grande transformação nesse sentido”, explicou Layden. “Então isso é algo que tem precedente histórico”.
Oficialmente, a Xbox afirma que decidiu trazer seus títulos para outros consoles como forma de atingir mais jogadores e aumentar o público em potencial de seus produtos. A estratégia da companhia também envolve uma maior aposta em jogos pela nuvem, que envolve a disponibilidade dos recursos do Game Pass em televisores e monitores de marcas variadas.
Fonte: VGC