Xbox comemora 50 anos da Microsoft com tema dinâmico
A Microsoft completa 50 anos nesta sexta-feira (4) e, em comemoração, os consoles Xbox Series X|S receberam um novo tema dinâmico trazendo os personagens icônicos da marca nas últimas décadas.
Além do ‘mascote’ do Xbox, o Master Chief, o tema dinâmico também traz figuras como Marcus Fenix, Raz e outros personagens que se juntaram ao Xbox após a aquisição da Activision Blizzard.
Para aplicar o tema dinâmico em comemoração aos 50 da Microsoft no dashboard do seu Xbox Series, basta seguir o passo a passo:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Acesse as configurações;
- Na guia ‘Geral’, selecione ‘Personalização’;
- Em ‘Meu Plano de Fundo’, selecione ‘Planos de Fundo Dinâmicos’;
- Acesse a guia ‘Xbox’;
- Aplique o plano de fundo comemorativo de 50 anos da Microsoft.
História entre Microsoft e Xbox
O primeiro console Xbox surgiu em 2001 e disputou o mercado de games com o PlayStation 2 da Sony e com o Nintendo GameCube. Apesar de ser a estreia da Microsoft nos consoles, essa não foi a primeira vez que a companhia investiu nos videogames, passando por algumas aventuras nos primórdios do PC gaming.
Mesmo com o estrondoso sucesso do PS2, o estreante Xbox conseguiu conquistar o público e figurou em segundo lugar na lista de consoles mais vendidos daquela geração. Os principais feitos do hardware na época foram a melhor integração dos consoles de mesa com a internet, por meio da Xbox Live, e a inovação no gênero FPS com Halo.
Na geração seguinte, o negócio se expandiu de vez. O Xbox 360 foi, para muitos, o ápice da Microsoft nos videogames até hoje. Além de contar com exclusividades de peso como Mass Effect, Bioshock, Gears of War e outros títulos, o console evoluiu seus serviços online, trouxe conquistas e uma iniciativa indie que ajudou a moldar o cenário independente como conhecemos hoje, o Xbox Live Arcade.
O Xbox 360 se tornou a era de ouro da marca e bateu de frente com o PlayStation 3, triunfando em boa parte da geração.

Microsoft deixou o modelo padrão de negócios nos games e agora investe em serviços por assinatura (Imagem: Divulgação/Microsofr)
O Xbox One foi uma tentativa da Microsoft de integrar jogos e multimídia, mas o projeto fracassou e colocou a existência da divisão de games em risco. As medidas impopulares e anti-consumidoras da Microsoft fizeram com que a marca perdesse força, impactando diretamente no que foi construído até então. Apesar de ser amplamente criticado, o Xbox One trouxe algumas coisas boas, com jogos como Sea of Thieves e a franquia Ori, além de ser a casa de estreia do Xbox Game Pass.
Nos dias de hoje, a relação entre o Xbox e a Microsoft está cada vez mais estreita. A estratégia na geração atual foi lançar dois consoles: o parrudo Xbox Series X e o hardware de entrada Xbox Series S. Hoje, vemos um foco crescente em serviços por assinatura, no avanço de recursos em nuvem e em aquisições multibilionárias, como as da ZeniMax Media (Bethesda) e da Activision Blizzard & King.
Apesar do futuro incerto, é inegável que a Microsoft fez e continua fazendo história na indústria dos games. A comemoração dos 50 anos da Microsoft pelo Xbox reflete todas as franquias e recursos que a marca construiu ao longo de quase 25 anos de existência.
Vídeo: Xbox Portátil ainda não chegou e já não faz sentido
Leia a matéria no Canaltech.