Wafers produzidos no Arizona custam apenas 10% a mais para a TSMC, dizem analistas
A TSMC fala dos custos de produzir seus wafers fora de Taiwan desde que começou a construção de sua Fab 21 no Arizona, nos EUA. Há estimativas de que os custos mais elevados vão resultar em componentes produzidos no país do Tio Sam até 30% mais caros do que semelhantes vindos da terra natal da TSMC. Analistas dos EUA, no entanto, apontam que cada wafer produzido no Arizona custa apenas 10% a mais do que os feitos em Taiwan para a empresa.
As informações vêm do TechInsights, onde um de seus analistas, G. Dan Hutcheson, afirma categoricamente: “custa para a TSMC menos de 10% a mais para processar um wafer de 300mm no Arizona do que o mesmo wafer feito em Taiwan”.

A afirmação se baseia no fato de que os maiores custos para a fabricação de semicondutores vêm do maquinário necessário para isso. Ferramentas como as máquinas para EUV da ASML, por exemplo.
A maior parte é importada e tem o mesmo custo independentemente do país onde será instalada. Uma vez que a fábrica esteja estabelecida, o custo de produção não deve variar tanto para a TSMC, alega a análise do TechInsights.
Mão-de-obra representa pouco investimento para a TSMC
Um aspecto normalmente citado quando se fala dos custos de se estabelecer uma fábrica nos EUA tem a ver com os custos de mão-de-obra. Segundo o Tom’s Hardware, os salários nos Estados Unidos podem chegar o triplo do que é pago em Taiwan pelos mesmos trabalhos.

Segundo o site de análises, no entanto, o processo de fabricação de wafers modernos é altamente automatizado, empregando um contingente mínimo de pessoas. Eles chegam a mencionar que apenas 2% do custo total da produção da TSMC é destinado à mão-de-obra, então o impacto de trabalhadores mais caros não deve ser tão expressivo.
Notícias relacionadas:
- TSMC deve começar a receber encomendas para chips de 2nm em 1 de abril [RUMOR]
- Intel muda planos e vai continuar trabalhando com a TSMC, mesmo depois do 18A
- TSMC vai expandir instalações nos EUA depois de alta demanda saturar sua fábrica no Arizona
Vale lembrar, porém, que a TSMC ainda vai precisar por um bom tempo enviar os wafers produzidos na Fab 21 para Taiwan, a fim de finalizar e empacotar os chips feitos com eles. Isso vai incorrer em mais custos de logística, mas já existem planos de estabelecer instalações para empacotamento dos semicodutores nos EUA também.