DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Vulcões extintos podem esconder depósitos de terras raras

As chamadas terras raras são locais onde é possível encontrar 16 metais considerados essenciais para a produção de carros elétricos a painéis solares, passando pelos celulares. É por isso que a demanda por estes materiais aumentou tanto nos últimos anos, impulsionando até mesmo disputas geopolíticas.

Agora, pesquisadores descobriram algo que pode mudar esta corrida econômica e tecnológica. Vulcões considerados extintos podem abrigar depósitos de terras raras, criando novas possibilidades para a extração destes metais.

Como se formam as terras raras

A formação de depósitos de elementos de terras raras começa com o derretimento parcial do manto da Terra, que fica bem abaixo da crosta. Este local é composto por minerais ricos em ferro e magnésio, que também contêm pequenas quantidades de outros elementos, incluindo os metais raros.

Terras raras abrigam diversos metais fundamentais para a indústria moderna (Imagem: Phawat/Shutterstock)

Quando o manto derrete, os elementos de terras raras se movem para o magma. É a quantidade de derretimento que determina a proporção destas terras raras.

À medida que o magma migra para a superfície da Terra, ele esfria e novos minerais começam a se formar. No entanto, se o magma esfriar e cristalizar na crosta, ele pode formar rochas contendo depósitos de metais raros.

Leia mais

Descoberta desafia o que sabemos sobre os vulcões

Vulcões mais ativos do Havaí compartilham fonte de magma

Há 350 mil anos, pessoas andaram em destroços de vulcão

Estudo dos vulcões pode ser solução para localização de novos depósitos (Imagem: Nikolay Zaborskikh/Shutterstock)

Revelações feitas no depósito de Toongi

A descoberta aconteceu a partir de análises feitas no depósito de Toongi, que fica na Austrália e é um dos exemplos do processo descrito acima.

Os pesquisadores concluíram que as rochas vulcânicas no local contém muitos elementos de terras raras.

A região é considerada um ambiente perfeito para a mineração dos elementos.

E pode revelar novas formas de identificação de outros depósitos relevantes destes metais tão importantes.

As conclusões foram apresentadas por Brenainn Simpson e Teresa Ubide, ambos da Universidade de Queensland, e Carl Spandler, da Universidade de Adelaide, em artigo publicado no The Conversation.

O post Vulcões extintos podem esconder depósitos de terras raras apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box