EconomyFeaturedNewsTop Stories

Volta do rodízio em São Paulo: tudo que você precisa saber para não ser multado

O rodízio municipal de veículos volta a vigorar em São Paulo a partir desta segunda-feira (13) e, se você, amigo canaltecher, não quiser ser multado e ainda ter pontos somados à CNH, é bom ficar ligado na listinha que o CT Auto preparou.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp IPVA 2025: Ferramenta online ajuda a calcular valor do imposto Qual o prazo para trocar a placa cinza do carro pela padrão Mercosul?

Vamos elencar abaixo tudo o que você precisa saber para não ser flagrado pelos radares ou agentes de fiscalização fora dos horários e locais permitidos. Assim, não haverá riscos de ter que arcar com as punições por descumprimento da regulamentação ativa na capital paulista.

Confira, abaixo, como funciona o rodízio de veículos em São Paulo e as regras que você terá que seguir para não ser multado.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O que é o rodízio de veículos?

Antes de compartilhar tudo o que você precisa saber para não ser multado com a volta do rodízio municipal de veículos, marcada para esta segunda-feira, 13 de janeiro, em São Paulo, não custa lembrar o que é esse procedimento.

Rodízio foi implantado em São Paulo para reduzir trânsito e emissão de poluentes (Imagem: Yvone Pereira/Flickr/CC)

O rodízio de veículos, que também é chamado de Operação Horário de Pico é, em poucas palavras, uma restrição à circulação de carros na capital paulista. Ele foi instituído com o objetivo de reduzir os congestionamentos e a poluição do ar.

Sua vigência foi estabelecida pela Lei Municipal nº 12.490, de 3 de outubro de 1997, sob a gestão do prefeito Celso Pitta, regulamentada pelo Decreto 37.085 e suas alterações. Por lei, os veículos ficam proibidos de circular, de acordo com o final da placa, em determinados horários e dias de semana, mas apenas nos trechos que compõem o chamado “Centro Expandido” da cidade de São Paulo.

O que é o centro expandido?

O Centro Expandido é uma área determinada que abrange as ruas e avenidas localizadas ao redor do centro histórico de São Paulo. Ela é delimitada pelo chamado mini-anel viário.

O Centro Expandido é composto por áreas da Lapa e Pinheiros na zona oeste, Sé no centro, Vila Mariana e parte do Ipiranga na zona sul e Mooca e Vila Prudente, também de forma parcial, na zona leste.

O Centro Expandido compreende as seguintes vias:

Marginal do Rio Tietê Marginal do Rio Pinheiros Avenida dos Bandeirantes Avenida Afonso D’Escragnolle Taunay Complexo Viário Maria Maluf Avenida Presidente Tancredo Neves Avenida das Juntas Provisórias Viaduto Grande São Paulo Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo Avenida Salim Farah Maluf

Horários de restrição do rodízio

Segundo determinação da Prefeitura de São Paulo, o rodízio é válido de segunda a sexta-feira, e está ativo em dois horários: das 7h às 10 horas e das 17 horas às 20 horas .

Dias de restrição para cada final de placa

O rodízio municipal de veículos determina que, a cada dia da semana, entre segunda e sexta-feira, dois finais de placas diferentes fiquem impedidos de rodar nos horários de pico.

Confira como é a divisão:

Rodízio em SP: dias, placas e horários de restrição Dia da semana Final da placa Horários de restrição Segunda-feira 1 e 2 7h às 10h / 17h às 20h Terça-feira 3 e 4 7h às 10h / 17h às 20h Quarta-feira 5 e 6 7h às 10h / 17h às 20h Quinta-feira 7 e 8 7h às 10h / 17h às 20h Sexta-feira 9 e 0 7h às 10h / 17h às 20h

Quem é isento do rodízio de veículos?

Além das motos, há outros tipos de veículos que estão liberados do rodízio em São Paulo, mas não desde a sua implantação. Por meio da Lei 15.997/14, aprovada em 2014, a Prefeitura da capital determinou que os chamados carros “limpos”, ou seja, movidos a hidrogênio, elétricos ou híbridos, desde que emplacados na própria cidade, podem rodar sem restrições.

Carros utilizados como táxi estão isentos do rodízio em São Paulo (Imagem: Waldemar Brandt/Unsplash)

Outros veículos que podem rodar nas datas e horários do rodízio, mesmo que tenham a placa “proibida”, são os seguintes:

Médicos; Táxis; Transporte escolar; Transporte coletivo e lotação; Transportadores de cargas; Veículos utilizados em serviços públicos (água, lixo, serviços funerários, luz, telefone, gás, fiscalização de trânsito, coleta de lixo, tapa-buracos e Correios.

Qual a multa para quem desrespeitar o rodízio?

Desrespeitar o rodízio municipal de veículos em São Paulo é considerado uma infração média. Isso gera multa de R$ 130,16 e a adição de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Leia também:

Com quantos pontos perde a CNH? Como saber quanto custa o IPVA de um carro usado? 10 multas de trânsito mais caras do Brasil

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box