EconomyFeaturedNewsTop Stories

Vídeo de pedra sendo jogada na água viraliza; o que houve?

Se você dá umas olhadas no Instagram, X, Facebook ou TikTok, deve ter visto um vídeo no qual dois homens atiram uma grande pedra em um lago ou rio. Até aí, tudo bem, mas, quando a pedra atinge a água, produz um efeito similar a uma “cama elástica”!

Parece ficção científica, como se fosse aberto um portal para a outra dimensão ou uma falha na Matrix, mas tudo pode ter uma explicação bem real. O g1 foi atrás de professores de química para compreender o que houve e explicaram as causas mais prováveis: tensão superficial, fluido não newtoniano e uma ajuda técnica para incrementar o efeito.

Antes, veja o vídeo e tire suas conclusões:

@barstoolsports The water @Barstool Outdoors (via:@dan.kukosh ♬ original sound – Barstool Sports

Vamos, agora, estudar cada uma das teorias.

Pedra caindo na água: falha na Matrix? Física? Portal interdimensional? A física explica?

Tensão superficial

A tensão superficial é o mesmo princípio da ciência que explica por que alguns insetos conseguem andar sobre a água.

As moléculas de água na superfície são as primeiras da camada. Acima, só existe o ar. Dessa forma, elas formam uma espécie de “película”;

“Isso forma uma espécie de ‘filme’ ou de ‘camada elástica’, que suporta até certo nível de pressão. Consegue segurar um inseto, por exemplo”, diz Rodrigo Machado, professor de química do Curso Anglo (SP);

A questão é: a pedra é grande; como essa “película” a segura? Por conta do seguinte conceito da física: pressão = força aplicada/área. Portanto, quanto maior a área, maior a pressão;

No vídeo, se os rapazes tivessem jogado uma pedrinha, ela ia direto para o fundo do riacho, de acordo com Machado;

Mas, como a área de contato com a água é bem maior em uma pedra desse tamanho, a pressão que ela exerce na superfície da água é menor, de modo que essa “camada elástica” poderá “segurar” parte do objeto, antes que este afunde;

Um exemplo disso é quando você mergulha na água de barriga e sente aquela terrível dor. Isso ocorre, pois a superfície que se chocou com a superfície foi bem maior, reduzindo a pressão exercida e permitindo à “película” que ela resista e “segure” seu corpo antes que você possa entrar, diferente de quando você mergulha de cabeça e com as mãos “preparando” sua queda.

Pedra é anteparada pela água… (Imagem: Reprodução/Redes sociais)

Leia mais:

Como limpar fones de ouvido corretamente? Veja dicas para diferentes modelos

Doe Arena Corinthians: veja o passo a passo de como colaborar para pagar o estádio do clube

O “brilho fantasma” de uma usina nuclear foi detectado na água pela primeira vez

Fluido não newtoniano

O fluido não newtoniano é uma espécie de líquido cuja viscosidade muda conforme a força que é aplicada nele;

Veja o seguinte exemplo: se misturarmos água e maisena (amido) em uma bacia, a mistura virará um fluido não newtoniano:

Colocando uma colher bem vagarosamente no recipiente, ela vai afundar bem facilmente;

Contudo, se você der uma martelada forte nessa mescla, você sentirá uma barreira física bem dura, como se o líquido tivesse virado concreto.

“É possível que a água do rio/lago, no vídeo, seja um fluido não newtoniano, por conta de algum material em suspensão [lama, por exemplo]. Na hora em que a pedra cai, chapada, provavelmente é ‘segurada’ pela propriedade dessa mistura”, explica João Pitoscio Filho, professor de química do Curso Etapa (SP).

Auxílio técnico

Apesar das implicações da física citadas, é bem capaz que, quem criou o vídeo, usou um recurso de edição para deixar esse “efeito elástico” mais claro para quem o assiste.

Essa é a opinião de Wanderson Castilho, perito em crimes digitais. “Na minha análise, isso foi feito pelo Elastic Reality, do [Adobe] Premiere.”

O portal tentou contato com o responsável por postar o vídeo nas redes sociais para saber se houve mesmo algum tipo de edição, mas, até o momento, não houve resposta.

… antes de afundar (Imagem: Reprodução/Redes sociais)

O post Vídeo de pedra sendo jogada na água viraliza; o que houve? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box