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Veteranos de Dragon Age detonam fala da EA sobre “falta de live service”

Embora os membros do que restou da BioWare dificilmente vão rebater as falas recentes do CEO da Electronic Arts, Andrew Wilson, que atribuiu o fracasso de Dragon Age: The Veilguard à falta de live services, o mesmo não acontece com veteranos que deixaram a empresa. Nas redes sociais, tanto Mike Laidlaw quanto David Gaider usaram seus perfis para detonar as falas do executivo.

No BlueSky, Laidlaw, que dirigiu e criou o design dos três primeiros Dragon Ages, afirmou que se veria forçado a abandonar seu trabalho caso um executivo surgisse com uma proposta semelhante à de Wilson. Segundo ele, é absurdo que alguém pense que mudar totalmente o DNA de um jogo é a resposta certa para torná-lo mais bem-sucedido.

Imagem: Bioware

Só estou pensando alto, é claro. Seria tolo o bastante exigir algo como isso… duas vezes”, complementou o veterano da BioWare. Suas falas fazem referência ao fato de que, por influência da liderança da Electronic Arts, o estúdio teve que incluir conteúdos multiplayer em Inquisition e também fez Anthem, um título live service que não teve muito sucesso.

Criador de Dragon Age também criticou postura da EA

Também no BlueSky, David Gaider, roteirista a quem é atribuída a criação da série Dragon Age, comentou o assunto. Ele afirma que, embora ninguém tenha o número exato de vendas de The Veilguard, fica claro que a Electronic Arts atribuiu a ele expectativas explosivas e que não faziam sentido dado o contexto atual da série.

Let’s be clear: you don’t have those numbers. Nobody outside of EA does, and we only know what they tell us – though the fact they’ve said little, in fact, says a lot. For a return of the series after 10 years, they wanted numbers they could ballyhoo. Whatever they are, they didn’t get them.

David Gaider (@davidgaider.bsky.social) 2025-02-06T04:47:56.731Z

Temos muito casos de games que venderam bem, mas ficaram abaixo de qualquer que seja as projeções internas daqueles jogos”, explicou. Segundo ele, no fim do dia os números são tudo para que os acionistas ligam, e eles vão encontrar as justificativas que julgarem necessárias para explicar seus fracassos.

Gaider afirma acreditar que os números que a Electronic Arts queria alcançar com Dragon Age: The Veilguard simplesmente são impossíveis para qualquer jogo dentro do nicho dos RPGs. À companhia, ele deu um conselho: analisar o que formou os capítulos que o público mais elogiou e seguir a rota da Larian Studios, apostando novamente em um título profundo para o qual ainda há uma audiência bastante ampla.

Fonte: PC Gamer

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