Verdade ou mito: espantalhos realmente funcionam nas lavouras?
De acordo com o portal History? Because Its Here!, os espantalhos foram utilizados primeiramente pelos egípcios há milhares de anos com o objetivo de proteger campos de trigo das codornas no decorrer do rio Nilo. Apesar de toda a tradição relacionada ao uso do para espantar pássaros, ainda há quem duvide se ele realmente funciona.
A resposta para essa dúvida é que sim, os espantalhos podem funcionar nas lavouras, mas a pessoa precisa utilizar as técnicas ideais para realmente espantar os pássaros.
Espantalhos realmente funcionam nas lavouras?

Para que os espantalhos realmente funcionem nas lavouras é necessário que eles estejam muito bem posicionados e pareçam bastante com um ser humano. Além disso, com o tempo, os animais se acostumam e percebem que aquele boneco no meio da plantação não oferece perigo, já que não se move.
Leia mais:
- O que são e para que servem os agrotóxicos?
- Quais são os riscos do uso de agrotóxicos?
- Quais são as cidades e estados do Brasil com mais agrotóxicos na água?
Corvos e pardais, por exemplo, são animais muito inteligentes para perceber padrões. Dessa maneira, podem ver rapidamente que o espantalho não gera perigo para eles. Assim, muitas vezes o boneco acaba sendo mais um complemento contra os pássaros nas lavouras do que uma solução.

Algumas coisas podem aumentar a eficácia dos espantalhos, como mudá-los de lugar e trocar sua aparência com certa regularidade. Colocar roupas para se balançar com o vento e braços móveis também podem ajudar a enganar os animais. O uso de sinos que tilintam com o vento e CDs para a reflexão de luz também ajudam na ilusão.
Atualmente, há quem utilize a tecnologia em aparatos que podem funcionar como espantalhos. Drones, por exemplo, vêm sendo equipados com alto-falantes que emitem sons de predadores, como aves de rapina, para afastá-los.
O post Verdade ou mito: espantalhos realmente funcionam nas lavouras? apareceu primeiro em Olhar Digital.