Vendas de jogos para PC crescem em meio à tendência de queda da indústria
Embora seja considerada por muitos como a “plataforma da pirataria”, o PC tem se mostrado o segmento de mercado de games mais resistente às contrações de vendas recentes que afetam todo o mercado de games. Resultados preliminares de um estudo conduzido pela Epyllion mostram que o segmento continua aumentando em vendas, indo na contramão dos consoles de mesa.
Segundo a análise, que se baseia em dados de empresas como IDG, Newzoo e Circana, o mercado como um todo teve um crescimento contínuo entre 2011 e 2021. No entanto, desde então as vendas têm estagnado ou diminuído, fazendo com que investidores se retirem do segmento ou se tornem mais conservadores.
Foto: Divulgação/Epyllion
Em contrapartida, a Epyllion aponta que o mercado de vendas de jogos para PC continua crescendo e, atualmente, se mostra o segmento mais saudável quando o mobile não é considerado. Em comparação com os números de 2011, os gastos totais com a plataforma aumentaram em US$ 50 bilhões em 2024.
PC cresce em momento de estagnação de consoles
O estudo também mostra que, desde 2021, houve uma estagnação do mercado de consoles, e tanto o PlayStation 5 quanto o Xbox Series X|S estão vendendo em ritmo mais lento do que seus antecessores. Em comparação, as receitas de jogos para PC cresceram 20% desde então, e os prognósticos para o futuro são bastante positivos.
Foto: Divulgação/Epyllion
A Epyllion afirma que os motivos para isso incluem questões como uma biblioteca de jogos mais extensa, mais recursos de retrocompatibilidade e uma maior quantidade de lançamentos disponíveis. Além disso, o acesso facilitado a navegadores de internet, redes sociais e softwares de streaming, somada a uma performance maior, também se mostram atraentes para os consumidores.
A empresa também destacou o papel de experiências como Roblox, além da ascensão de aparelhos como o Steam Deck e do sistema SteamOS. Em sua conclusão, ela afirma que o crescimento do segmento deve continuar, especialmente caso a Valve consiga estender o alcance do Steam para mais portáteis e para a sala de estar.
Fonte: PC Gamer