Vem aí os primeiros Land Rover 100% elétricos
Há mais ou menos 4 anos, os executivos da Jaguar Land Rover (JLR) prometeram eletrificar seu portfólio. A ideia era lançar seis EVs em toda a linha até 2026. Os planos previam que a Jaguar se tornasse uma marca totalmente elétrica, enquanto Range Rover, Defender e Discovery lançariam pelo menos um EV cada.
Acabamos de entrar em 2025, o prazo está acabando e nenhum desses carros saiu do papel. Ok, alguns deles já foram flagrados em testes de rua, mas nenhum foi lançado oficialmente. O próprio CEO Adrian Mardell admitiu, em fevereiro do ano passado, que eles estão “um pouco mais lentos” do que disseram há três anos.
Leia mais
Land Rover lança nova versão Defender 130 com unidades limitadas
Primeiro Rolls-Royce 100% elétrico é uma verdadeira nave
BMW prepara revolução nos painéis dos carros
A espera, porém, deve terminar neste ano, com o lançamento do primeiro Range Rover 100% elétrico. Na sequência, a companhia de luxo deve apresentar um Jaguar EV (caríssimo) e um Defender Eletric.
Mas sem promessa de datas dessa vez. Até por que percebemos que, apesar de britânicos, eles não são tão pontuais assim…
Os primeiros elétricos da marca
O primeiro a sair deve ser o Range Rover Eletric, com previsão para o segundo semestre de 2025.
Ele passou com louvor pelos primeiros testes realizados nos Emirados Árabes Unidos – inclusive superando dunas com facilidade.
Isso graças aos novos sistemas de controle de tração e gerenciamento térmico projetados especificamente para o EV.
O novo sistema Intelligent Torque Management do Range Rover alimenta cada controle de acionamento elétrico individual.
A empresa afirma que sua nova tecnologia reduz o tempo de reação do torque em cada roda de cerca de 100 milissegundos para apenas 1 milissegundo.
De acordo com a JLR, já são mais de 48 mil clientes na lista de espera em todo o mundo.
O próximo a estrear deve ser um Jaguar de ultra luxo, mas isso só em 2026.
E só para super ricos: Mardell já disse que o novo veículo deve custar entre 150 e 200 mil euros!
Fazendo a conversão, estamos falando em mais de R$ 1 milhão (isso sem contar as taxas de importação e o lucro do revendedor).
De acordo com o site gringo Autocar, o robusto Defender também vai ganhar uma versão EV.
Mas ela vai demorar mais do que as outras, pois o SUV está se mostrando mais difícil de adaptar do que o esperado.
Já tem gente falando que o Defender Eletric pode ficar somente para o fim desta década.
É JLR, é Land Rover, é Defender ou é o quê?
Apesar de a fusão ter ocorrido há muitos anos, muita gente ainda confunde. A Jaguar Land Rover é, na verdade, um grupo controlado pela indiana Tata Motors.
E, apesar da união, as empresas ainda possuem marcas independentes. A confusão ocorre por que a Land Rover decidiu fazer um reposicionamento de mercado. A marca Land Rover em si deixou de existir para dar lugar a 3 outras: Range Rover, Defender e Discovery. Sim, são nomes de 3 modelos de veículos da Land Rover, mas que hoje viraram marcas.
De acordo com a empresa-mãe, a Range Rover é uma marca direcionada para quem procura carros luxuosos.
Já a Defender é voltada para aqueles que querem aventura, mas não abrem mão da sofisticação e do conforto.
A Discovery, por sua vez, é uma marca de aventura mais familiar e casual.
Você pode ler mais sobre essa mudança neste outro texto do Olhar Digital.
As informações são do Electrek.
O post Vem aí os primeiros Land Rover 100% elétricos apareceu primeiro em Olhar Digital.