DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Veja filmes para relembrar (e exaltar) a vida do papa Francisco

A morte do papa Francisco, aos 88 anos, promete movimentar o noticiário pelas próximas semanas. O primeiro papa não europeu em 1.300 anos causou um grande impacto dentro da Igreja Católica – e deixa um rico legado.

A começar pela escolha do nome. O argentino Jorge Mario Bergoglio disse, lá atrás, ter escolhido Francisco (o primeiro da história) porque ele queria fazer uma igreja “pobre e para os pobres”. E, de fato, ele levou uma vida muito simples à frente do Vaticano, diferentemente de vários de seus antecessores. Mas mais importante do que isso, Francisco conseguiu tirar a promessa do papel e fez questão de deixar a igreja mais inclusiva – o que irritou os ultra conservadores.

Leia mais

Francisco abriu as portas da igreja e afirmou, mais de uma vez, que Deus ama a todos, inclusive os mais vulneráveis e fragilizados. E essa lista inclui os pobres, mas também os imigrantes, refugiados e a comunidade LGBTQIAP+.

Francisco colocou ainda mulheres em cargos importantes dentro do Vaticano e autorizou os ditos leigos, desde que batizados, a chefiar departamentos dentro das paróquias. O papado de Francisco também foi marcado pela tentativa de pontífice de restaurar a credibilidade de uma Igreja em relação a escândalos de abuso sexual.

Um legado importante e que ajudaremos você a lembrar não só neste texto, mas com uma série de filmes que retratam a trajetória desse torcedor do San Lorenzo que se tornou um dos papas mais pops da história.

Veja a lista de filmes

  • O primeiro da lista é o documentário Papa Fracisco: Um homem de palavra (2018).
  • A obra do alemão Wim Wenders traz uma entrevista exclusiva com o papa abordando diversos temas.
  • O longa fala ainda sobre a vida de Bergoglio antes de se tornar Francisco e mostra diversas pregações dele.
  • Você pode assistir a esse documentário na Max, na Apple TV ou no GloboPlay.
  • O próximo é talvez o mais famoso da lista: Dois Papas (2019).
  • O longa traz a assinatura do brasileiro Fernando Meirelles e conta uma história ficcional, inspirada em fatos reais, de um encontro entre Francisco e seu antecessor Bento XVI.
  • A produção foi indicada a três Oscars em 2020: melhor ator para Jonathan Pryce (o intérprete de Francisco), melhor ator coadjuvante para Anthony Hopkins (que faz Bento XVI) e melhor roteiro adaptado.
  • Se você ainda não viu, veja: o filme está disponível no catálogo da Netflix.
  • A terceira sugestão é de 2020 e também e um documentário.
  • Francesco, do americano, Evgeny Afineevsky traz outra entrevista com Francisco, mas tem outro foco.
  • A obra retrata a vida do pontífice já à frente do Vaticano – e fala sobre questões mais cotidianas.
  • Para o público brasileiro, o longa não está disponível – apenas para aluguel ou compra em lojas digitais.

Mais sugestões

Em viagem, o papa (2022)

Francisco foi um dos papas que mais viajou na história: só perdeu para João Paulo II. E esse documentário de Gianfranco Rosi trata justamente desses trajetos. A obra de 2022 fez bastante sucesso no Festival de Veneza e mostra uma série de visitas internacionais do pontífice. Até a estreia do filme, o papa já tinha feito 37 viagens a 53 países, onde se encontrou com líderes de estado, mas também com fiéis comuns.

Esse documentário é todo em italiano e, infelizmente, não está disponível aqui no Brasil.

Amém: Perguntando ao papa (2023)

A próxima opção da lista é a obra mais jovem de todas. Feita com jovens e para jovens. O jornalista espanhol Jordi Évole filmou um encontro de Francisco com católicos de várias partes do mundo e eles perguntam coisas sensíveis à Igreja Católica, mas que são relevantes para a atual geração.

Para quem tem a imagem do papa inclusivo, esse documentário vale muito a pena, pois mostra Francisco se posicionando sobre identidade de gênero, sexualidade e a liberdade religiosa.

Trata-se de uma produção Star+ e que, portanto, está disponível no Disney+.

Conclave (2024)

O último da lista não fala exatamente sobre Francisco, mas traz um bom retrato do que vai acontecer nos próximos dias. A eleição do próximo papa se chama conclave, exatamente o título da obra.

O longa de Edward Berger conta a história do camerlengo, personagem de Ralph Fiennes que fica responsável por conduzir a disputa e a transição.

Para muitos críticos de cinema, está na lista dos melhores filmes do ano passado. Vale destacar que a história é ficcional, muito embora eu não duvide que todas as articulações e politicagens sejam verdadeiras.

Você pode assistir a Conclave no Amazon Prime Video.

Com informações da Folha de S.Paulo.

O post Veja filmes para relembrar (e exaltar) a vida do papa Francisco apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box