DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Vaso sanitário com descarga de 1.300 anos é desenterrado na Coreia do Sul

Arqueólogos encontraram o que pode ser o mais antigo vaso sanitário já descoberto na Coreia do Sul. Localizado dentro de um complexo palaciano de 1.300 anos, ele seria utilizado pelo príncipe herdeiro e levava os dejetos diretamente para um rio próximo.

Escavações anteriores já haviam desenterrado ruínas de pelo menos 26 edifícios no local. Além disso, vários artefatos antigos, incluindo tigelas, pratos e tijolos com padrões de flores foram localizados na região.

Sistema ficava dentro de palácio

Segundo os pesquisadores responsáveis pela descoberta, estes seriam “os primeiros vasos sanitários de seu tipo”, pelo menos na Coreia do Sul.

Os arqueólogos do Serviço de Patrimônio Coreano acreditam que um servo teria derramado água neles para permitir as descargas.

A água, então, teria então transportado os dejetos por um ralo até o seu destino final.

Outros vasos, que foram encontrados fora do palácio em estruturas próximas, armazenavam os resíduos dentro deles.

O palácio “Donggung”foi construído em 674 d.C., durante o início do período “Silla unificado”, quando o Reino de Silla governou grande parte da Península Coreana.

As informações são do Live Science.

Sistema levava dejetos para rio próximo (Imagem: Kim Gyeong Yeol/Serviço de Patrimônio Coreano)

Leia mais

Vasos sanitários desenterrados durante construção viram ‘cápsulas do tempo’

Banheiro público da era romana volta a receber água

Banheiro da época do Império Inca é descoberto no Peru

Vasos sanitários com descarga são ainda mais antigos

Embora seja o exemplar mais antigo do tipo localizado na Coreia, os vasos sanitários não foram criados na região. A civilização do Vale do Indo, que habitava o que hoje é o Paquistão, já tinha cidades com vasos sanitários com descarga.

Este povo floresceu entre 2600 e 1900 a.C., na época em que as pirâmides estavam sendo construídas no Egito. Os banheiros com descarga no Vale do Indo tinham um sistema que levava os resíduos por uma série de ralos que desaguavam em um sistema de esgoto.

Estrutura ficava dentro de palácio real (Imagem: Kim Gyeong Yeol/Serviço de Patrimônio Coreano)

Já os ingleses são creditados como os inventores dos primeiros vasos sanitários modernos. Sir John Harrington inventou um dispositivo em 1596 para a rainha Elizabeth I “que liberava resíduos em fossas, uma versão inicial dos banheiros modernos”.

O post Vaso sanitário com descarga de 1.300 anos é desenterrado na Coreia do Sul apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box