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Valve não quer matar o Windows com o seu SteamOS

A CES 2025 já acabou, mas uma de suas revelações mais interessantes continua causando impacto. Estamos falando do Legion Go S, o primeiro dispositivo third-party a contar com Steam OS.

O sistema operacional baseado no Linux estava em desenvolvimento desde 2012, mas foi apenas com o Steam Deck que mais empresas passaram a se interessar de fato por ele.

Os planos da Valve para o Steam OS

Em entrevista ao site Frandroid, o desenvolvedor da Valve Pierre-Loup Griffais revelou que trabalhou no SO desde o início, e que “percorremos um longo caminho nos bastidores. Todo o nosso trabalho pode ser aplicado nas plataformas de PC, e vai continuar se expandindo com o tempo, apoiando outras plataformas, chips e controladores para diferentes máquinas que nem saíram ainda.”

Imagem: Valve

“Há muita coisa por fazer ainda, mas a beleza do modelo open source é que há muitos elementos que nós colocamos no lugar ou que foram colocados lá pela comunidade que compartilhamos. Muito do trabalho já foi feito, e todo mundo usa o mesmo código-base. Não estamos interessados em criar o nosso próprio molho. Se algo já foi feito e encaixa com nossos padrões de performance e usabilidade, aceitamos.”

“Não acho que o objetivo aqui seja dominar uma certa parte do mercado ou tirar as pessoas do Windows. Se um jogador está tendo uma boa experiência com o Windows, não há problema. Acho que é interessante fazer sistemas com diferentes objetivos e prioridades, e se acabar sendo uma boa alternativa para quem está no desktop, ótimo, é mais opção para eles. Mas não é nosso objetivo converter quem já está tendo uma boa experiência.”

Será que veremos cada vez mais jogadores e empresas abraçando esse sistema operacional? O que você acha dessa nova aposta da Valve? Comente a seguir!

Fonte: PCGamer

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