EconomyFeaturedNewsTop Stories

Vai chover no Ano Novo? Confira a previsão do tempo

Uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), formada na última quinta-feira (26), deve trazer bastante chuva para áreas entre a Amazônia e a região Sudeste ao menos até esta segunda-feira (30). É o que estima o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), segundo o G1.

Em relação a 31 de dezembro, dia da virada, pode chover em alguns locais. O meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, disse ao G1 que deve chover nas seguintes capitais:

Belo Horizonte (MG);

Brasília (DF);

Porto Velho (RO);

Rio de Janeiro (RJ);

Vitória (ES).

Também há possibilidade de chuva em Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Rio Branco (AC). Mas, segundo o meteorologista, “se chover, deve ser fraco”. Luengo disse que nas demais capitais “a chance de chuva é bem pequena”.

Previsão do tempo para reta final do ano: tempo instável em boa parte do Brasil

As regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste devem registrar grandes volumes de chuva nos últimos dias do ano. Isso porque a ZCAS é uma faixa de nuvens extensa que geralmente vai das regiões Norte ao Sudeste. E esse sistema mantém o tempo instável nas regiões cobertas por ele.

Norte, Centro-Oeste e Sudeste devem registrar grandes volumes de chuva nos últimos dias do ano (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O novo sistema deve trazer acumulados de chuva superiores a 100 milímetros em diversas áreas, segundo a Climatempo. Em alguns locais, o volume pode passar dos 150 milímetros.

Leia mais:

10 sites e apps para conferir a previsão do tempo e condições climáticas

Mudanças climáticas: o que são e quais suas causas e efeitos no planeta

Entenda o que é ecoansiedade e qual relação com as mudanças climáticas

São Paulo está entre estados que deve registrar maiores volumes de chuva no Sudeste na reta final do ano (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Luengo disse que “vai ter muita chuva principalmente ali no Centro-Oeste, destacando Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e norte do Mato Grosso do Sul“.

Para o Sudeste, os maiores volumes de chuva estão previstos para grande parte dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. E também deve chover no sul do Espírito Santo.

No caso do Rio de Janeiro, Luengo alertou que algumas áreas do estado podem ter 200 milímetros de chuva – “o que pode levar a algum desastre maior”.

O post Vai chover no Ano Novo? Confira a previsão do tempo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box