DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Universidade brasileira é eleita a melhor da América Latina; saiba qual

A Universidade de São Paulo voltou a se destacar em um ranking internacional de qualidade de ensino. A USP foi a instituição de pesquisa latino-americana mais bem posicionada em uma lista elaborada pelo SCImago Lab, ligado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas, da Espanha. Ela ficou na 61ª colocação.

Agora, se levarmos em conta apenas as universidades nessa lista, a USP sobe para o 26º lugar, à frente de outras instituições conceituadas, como as americanas Universidade de Yale e Duke, e a australiana Universidade de Sydney.

Leia mais

O ranking espanhol tem algumas curiosidades. A principal delas é que eles não consideram apenas centros de ensino na avaliação, mas também outros tipos de entidades que realizam pesquisa, como empresas, órgãos governamentais e ONGs.

Na atual edição, aliás, foram avaliadas 9.756 instituições do mundo todo, sendo 5.051 universidades.

Sobre os métodos, o SCImago Lab utiliza três conjuntos diferentes de métricas:
1) desempenho em pesquisa;
2) resultados de inovação;
3) e impacto social medido por sua visibilidade na web.

A Universidade de São Paulo ficou bem à frente das outras instituições brasileiras – Imagem: Reprodução/USP

A USP se destaca entre as brasileiras

  • Ao todo, o ranking enumera 245 instituições brasileiras.
  • Tirando a USP, porém, todas elas ficaram bem para baixo na relação.
  • A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por exemplo, foi a segunda melhor e ficou apenas na 658ª posição.
  • Já a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) ficou em 722º.
  • Fora de São Paulo, a próxima que aparece na lista é a Universidade Federal de Minas Gerais (843ª colocação), seguida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (869) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (937).
  • Vale apontar também para as posições da Fundação Oswaldo Cruz (973) e do Ministério da Saúde (1.473).
  • A USP obteve esse lugar de destaque graças à grande quantidade de artigos científicos publicados somada à qualidade dos seus cursos.
  • O curso de Odontologia, por exemplo, foi considerado o melhor do mundo.
  • Já Medicina Veterinária foi o 6º entre todas as universidades do planeta.
  • No Top-50 também apareceram Agricultura e Ciências Biológicas (23º); Negócios, Gestão e Contabilidade (37º); e Farmacologia, Toxicologia e Ciências Farmacêuticas (38º).
Pesquisadora Yoko Tajima da Rockefeller University
A pesquisa científica e a publicação de artigos são pontos determinantes na elaboração de um ranking como esse – Imagem: Lori Chertoff/The Rockefeller University

E o resto do mundo?

Na classificação geral, as três instituições mais bem classificadas foram a Academia de Ciências da China (1º lugar), o Ministério da Educação da República Popular da China (2º lugar) e o Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (3º lugar).

Considerando apenas as universidades, Harvard ocupa a liderança do ranking, seguida pela Universidade da Academia de Ciências da China e da Universidade Tsinghua.

É interessante perceber como China é dominante nesse aspecto. Do Top-10 global, o país concentra 6 instituições. Já os EUA respondem por dois integrantes dessa lista. Os dois últimos intrusos são o Centro Nacional de Pesquisa Científica da França e o Helmholtz Gemeinschaft, da Alemanha.

A lista também contempla algumas big techs. A Meta Platforms Inc é a mais bem posicionada, na 12ª colocação, e o Google International LLC ficou em 17º.

Você pode acessar o ranking na íntegra neste link.

As informações são da própria USP.

O post Universidade brasileira é eleita a melhor da América Latina; saiba qual apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box