Under Defeat – O Renascimento do Caos Aéreo em um Clássico Esquecido
Saudações, pilotos da destruição e fãs dos bons e velhos shoot ‘em ups! Hoje vamos falar sobre uma pérola esquecida dos céus da guerra, um jogo que fez história nos arcades e no Dreamcast, e que agora tenta fincar bandeira novamente no coração dos jogadores: Under Defeat.
Se você gosta de explosões cinematográficas dignas de um filme de guerra, um nível de desafio que testa seus reflexos como um verdadeiro ritual de iniciação arcade, e mecânicas únicas que elevam o gênero de shooters verticais a um patamar próprio, então prepare-se para conhecer (ou revisitar) um dos títulos mais subestimados do gênero.
Pegue seu helicóptero, carregue os mísseis, e venha comigo nesta jornada sobre o inferno aéreo que é Under Defeat!
A Primeira Missão: Quando os Céus Eram Campos de Batalha
Lançado originalmente em 2005 pela G.rev, um estúdio formado por ex-funcionários da Treasure (criadores de Ikaruga e Radiant Silvergun), Under Defeat pegou emprestado elementos clássicos dos shmups verticais e trouxe algumas ideias próprias para dar uma nova identidade ao gênero.
O jogo nos joga em um universo alternativo da Segunda Guerra Mundial, mas não espere um realismo histórico. Aqui, tanques gigantes, fortalezas flutuantes, e chefes mecanizados saídos de um pesadelo steampunk fazem parte da regra, e não da exceção. Seu objetivo? Sobreviver.
Mas não pense que isso será fácil.
Mecânicas de Jogo: Sobrevivendo ao Caos
O grande diferencial de Under Defeat é o sistema de inclinação do helicóptero. Enquanto a maioria dos shooters verticais segue a velha fórmula de atirar em linha reta, aqui seu helicóptero pode se inclinar levemente para os lados, permitindo que seus tiros sejam direcionados em ângulos diagonais.
Parece um detalhe pequeno? Longe disso.
Essa mecânica muda completamente a forma como você joga. Em vez de simplesmente decorar padrões de balas e desviar, você precisa posicionar-se estrategicamente para alinhar seus ataques com precisão, garantindo que seus mísseis devastem os inimigos antes que eles façam o mesmo com você.
Falando em poder de fogo, Under Defeat também tem um sistema curioso de armamento: nada de power-ups exagerados! Aqui, sua arma principal continua a mesma, e a verdadeira estrela do show são os drones auxiliares, que podem disparar rajadas devastadoras e até servir como escudo improvisado se você souber manipulá-los bem.
E claro, as bombas—os velhos salva-vidas dos shooters—não poderiam faltar, garantindo aquele respiro essencial quando a tela se enche de balas e a única saída é a pura aniquilação.
Dificuldade: Um Teste de Reflexos e Coragem
Se você acha que pode relaxar jogando Under Defeat, está redondamente enganado.
O jogo não perdoa erros. Cada fase joga um número absurdo de inimigos na tela, e os chefes são brutais, exigindo estratégia, reflexos e um bom estoque de continues.
Os fãs hardcore de shmups vão se sentir em casa, mas novatos podem levar um choque de realidade. Este não é o tipo de jogo que segura sua mão—ou melhor, solta sua mão e empurra você direto no meio de uma guerra aérea sem volta.
Isso pode afastar alguns jogadores, mas para aqueles que gostam de um desafio de verdade, a recompensa de dominar os sistemas do jogo e aprimorar suas habilidades a cada tentativa é uma sensação inigualável.
Versão HD e as Novas Adições
Em 2012, Under Defeat recebeu um remaster em alta definição, trazendo gráficos melhorados e o modo “New Order”, que ajusta a proporção de tela para 16:9 e expande o campo de visão.
Parece um detalhe pequeno, mas essa mudança faz uma grande diferença. No modo clássico, a tela parece apertada, e às vezes é difícil se antecipar ao que está por vir. Já no modo New Order, há mais espaço para esquivar e planejar ataques, tornando a experiência um pouco mais acessível para novos jogadores.
Seja qual for a versão que você jogar, o feeling arcade continua intacto, garantindo aquela dose de adrenalina sem frescuras e sem pausas.
Comparações e Referências: O Melhor do Gênero?
Se você curte jogos como Raiden, Twin Cobra, e até os shooters modernos da Cave, vai se sentir em casa. Under Defeat traz aquela mesma sensação de controle preciso e dificuldade crescente, mas com um diferencial estratégico que o torna único.
E a estética? Puro cinema de guerra. Explosões detalhadas, fumaça subindo no horizonte, helicópteros tombando em chamas—é o tipo de coisa que faria Michael Bay largar a câmera e pegar um controle.
A trilha sonora também merece menção. Ela pode não ser tão icônica quanto a de outros títulos do gênero, mas faz um excelente trabalho em aumentar a imersão e criar tensão durante as batalhas.
Prós e Contras
Prós:
Mecânica inovadora: A inclinação do helicóptero adiciona profundidade tática incomum para o gênero.
Dificuldade intensa: Perfeito para jogadores que querem um desafio de verdade.
Visual atemporal: Explosões, destruição e efeitos que ainda impressionam.
Versão HD bem trabalhada: O modo New Order expande o campo de visão e melhora a jogabilidade.
Contras:
Nada amigável para iniciantes: A dificuldade pode ser um choque para quem não está acostumado com shmups.
Falta de variedade nos power-ups: A ausência de upgrades para a arma principal pode desmotivar alguns jogadores.
Curva de aprendizado íngreme: Dominar o sistema de inclinação leva tempo, e os primeiros momentos do jogo podem ser frustrantes.
Nota Final: 7/10
Se você ama shmups desafiadores, Under Defeat é obrigatório. Ele traz tudo que um bom jogo do gênero precisa: jogabilidade fluida, mecânicas inovadoras, chefes brutais e um nível de dificuldade que separa os pilotos dos meros recrutas. Por outro lado, se você está acostumado com experiências mais acessíveis ou nunca jogou um shoot ‘em up antes, talvez seja melhor começar por algo mais amigável antes de mergulhar nesse verdadeiro campo de guerra. Mas se você aceita o desafio, prepare-se para um jogo que testará sua paciência e habilidade até o limite. Under Defeat pode não ser o nome mais lembrado quando falamos de shooters verticais, mas para aqueles que se aventurarem pelos seus céus cheios de balas, a recompensa vale cada segundo de suor e frustração. Agora, soldados, embarquem no helicóptero e mostrem do que são feitos. O céu está em chamas, e a guerra ainda não acabou.
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