Um terço dos estúdios Triple A trabalham em jogos Live Service
Muito se debate hoje em dia sobre a viabilidade de uma produtora apostar ou não em jogos como serviço ao vivo, mas um novo estudo feito pela GDC em seu “State of the Game Industry” (ou “o estado da indústria de jogos”, em tradução livre) de 2025 traz dados bem interessantes.
Segundo a pesquisa do site, cerca de 33% dos estúdios AAA que a responderam admitiram estar ativamente trabalhando agora em jogos do tipo, mas curiosamente só 13% disseram ter interesse nesse estilo de jogo, enquanto outros 41% descartaram totalmente qualquer chance de se envolver com isso.
Há bons motivos para essa rejeição já que, na prática, é bem mais provável ver um jogo tomar o curso do fracasso histórico de Concord do que alcançar o sucesso de Marvel Rivals, um dos maiores hits de 2025 até agora. Veja mais detalhes a seguir.
Live Service é abraçado no Triple A e renegado em estúdios menores
Indo além do AAA e considerando também os estúdios menores participantes do estudo, a porcentagem de desenvolvedores trabalhando em títulos live service cai para apenas 16%, em uma clara evidência de que a pressão de acionistas em grandes empresas é um fator gigantesco para a tomada de decisões nos projetos que buscam perseguir tendências.
Quem acompanha o portal do Flow Games já deve ter visto a notícia de que na última semana a Sony cancelou dois games do tipo live service, seguindo uma onda interna que parece não ter data para acabar, com vários estúdios tendo desperdiçado anos trabalhando em projetos que não foram levados adiante. Parece que as ideias cultivadas nos últimos anos da gestão de Jim Ryan no comando do PlayStation não estão mesmo dando frutos.
Mas e você, ama ou odeia os jogos em estilo live service? O que acha do estado atual da indústria? Comente a seguir!
Fonte: Dualshockers