Um dos maiores depósitos de metais raros do mundo acaba de ser descoberto
Existem 17 elementos químicos presentes na crosta terrestre, mas que são difíceis de se encontrar em grandes quantidades. No entanto, são considerados fundamentais na fabricação de tecnologias avançadas.
Chamados de metais raros, eles são usados para criação de ímãs superpotentes, baterias de carros elétricos, turbinas e até telescópios espaciais. Além disso, tem uma enorme importância geopolítica, estando inclusive presentes nas discussões sobre a guerra na Ucrânia, que possui um grande depósito destes materiais.
Um dos maiores depósitos conhecidos
Hoje, a extração dos metais raros está concentrada em apenas alguns países, como China, Estados Unidos, Mianmar e Austrália. Isso, no entanto, pode mudar graças a descoberta de uma enorme reserva de terras raras.

O governo do Cazaquistão, na Ásia, anunciou ter localizado cerca de um milhão de toneladas destes materiais valiosos. O depósito fica na região central de Karaganda e contém cério, lantânio, neodímio e ítrio, por exemplo.
Algumas projeções indicam que até 20 milhões de toneladas podem ser extraídas do local, embora não haja comprovação científica deste fato. De qualquer maneira, este é o maior depósito do tipo já encontrado no país.
Leia mais
- Metais raros podem estar nos vulcões
- Terras raras: Brasil tem carta na manga, mas não aproveita
- Cientistas criam nova técnica para purificar metais de terras raras

Potências globais estão de olho nos recursos
- Já citamos aqui a importância destas terras raras.
- Por isso, não é difícil imaginar que a descoberta do Cazaquistão esteja atraindo olhares globais.
- O país não possui a tecnologia necessária para explorar o depósito, necessitando de investimentos estrangeiros.
- A União Europeia, a Rússia, a China e a Turquia estão entre os países que disputam influência na região rica em recursos.
- Lembrando que o Cazaquistão é uma ex-república soviética, o que pode conferir alguma vantagem aos russos em meio ao aumento das tensões globais.
O post Um dos maiores depósitos de metais raros do mundo acaba de ser descoberto apareceu primeiro em Olhar Digital.