Último fim de semana de abril começa com chuva em grande parte do Brasil
O último fim de semana de abril de 2025 começa com tempo instável em grande parte do Brasil. As regiões Sudeste e Nordeste são as que mais devem sentir os efeitos da chuva.
Já no sábado (26) e no domingo (27), a instabilidade deve diminuir um pouco em São Paulo e no Rio. Mesmo assim, o tempo continua fechado e sujeito a pancadas de chuva isoladas.
Previsão do tempo: Sudeste e Nordeste devem registrar bastante chuva neste fim de semana
O estado de São Paulo está em alerta para temporais. A instabilidade, que começou na quinta-feira (24), ganha força nesta sexta (25) devido a uma nova área de baixa pressão no litoral.

A previsão da Climatempo para o Sudeste indica muita chuva na capital paulista entre sexta e sábado, com volumes que podem chegar a 90 milímetros. Esse valor é praticamente a média esperada para todo o mês de abril (87 mm).
Se a previsão se confirmar, este pode ser o abril mais chuvoso em São Paulo desde 1961, segundo o G1. Até o dia 22, tinha chovido 169 mm na cidade, perto do recorde de 204,9 mm registrado em 1976.
Além da chuva forte, há risco de ventos intensos, queda de galhos e alagamentos. A chuva pode atingir todas as regiões do estado – por exemplo: a Grande São Paulo e o litoral.
Como fica o clima no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, a sexta-feira também exige atenção. A combinação de umidade, baixa pressão e ventos fortes deve causar temporais, principalmente no centro-sul do estado.

No norte fluminense, as rajadas de vento podem alcançar 70 km/h. Na capital, pode chover até 30 mm ao longo do dia, com possibilidade de alagamentos e problemas no trânsito.
O solo no Rio já está muito úmido por causa das chuvas de abril. Várias cidades registraram mais de 200 mm no mês, como Duque de Caxias (280 mm) e Nova Friburgo (268 mm).
Na capital fluminense, são esperados cerca de 8 mm no sábado e apenas 3 mm no domingo, o que pode permitir alguns períodos de tempo firme.
ZCIT no Nordeste
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua ativa, provocando temporais no litoral do Maranhão, Piauí e Ceará, segundo a Climatempo.
- Esse sistema é formado pelo encontro de ventos na região do Equador. E costuma provocar chuvas intensas nas regiões Norte e Nordeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Leia mais:
- 10 sites e apps para conferir a previsão do tempo e condições climáticas
- Mudanças climáticas: o que são e quais suas causas e efeitos no planeta
- Entenda o que é ecoansiedade e qual relação com as mudanças climáticas
Em São Luís (MA), pode chover até 30 mm entre sexta e domingo. Fortaleza (CE) e Recife (PE) devem ter pancadas isoladas. Já em Maceió (AL) e João Pessoa (PB), a previsão é de tempo firme e calor.
O post Último fim de semana de abril começa com chuva em grande parte do Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.