Ucrânia usa novo veículo para desativar minas terrestres durante a guerra
A Ucrânia anunciou uma nova estratégia para acelerar a limpeza dos resquícios da guerra no país. A máquina Germina URCM-3000 será usada para a retirada de minas terrestres sem a necessidade de operadores dentro dos veículos.
O sistema foi desenvolvido em colaboração com especialistas em desminagem humanitária e incorpora tecnologias da máquina Bozena, fabricada na Eslováquia. O produto foi projetado para atender condições específicas de solo da Ucrânia.

Características do sistema
Germina tem uma resistência à explosão de até 9 kg de TNT. O sistema pode destruir 75% da munição e detonar 15% a partir de martelos detonadores. O equipamento básico inclui uma caçamba universal que garante movimentação segura do solo, escavação de valas e construção de passagens, segundo os Serviços Ucranianos de Desminagem (UDS).
A potência do sistema é de 380 cavalos, e o motor Caterpillar garante baixo consumo de combustível, de acordo com o comunicado. Funciona em qualquer época do ano, em temperaturas de -20°C a 45°C, com capacidade de operar continuamente por 10 horas.
A produtividade é de 5.000 m² por hora, com possibilidade de ajuste do cultivo do solo em diferentes profundidades: 5 cm, 15 cm, 25 cm, 35 cm. O sistema pesa 16 toneladas, podendo ser controlado remotamente a uma distância de 1.000 metros ou mais.

Leia Mais:
- Rato entra para o Guinness após encontrar 109 minas terrestres
- Ucrânia tem apenas uma opção à Starlink — e pode não ser suficiente
- Rússia intensifica censura de VPNs para monitorar privacidade online
Custo e manutenção
A máquina tem custo inicial de € 500.000 (R$ 3,3 milhões), de acordo com o site Army Recognition, valor significativamente inferior ao de equivalentes importados. Com garantia de três anos, a manutenção ficará a cargo da empresa ucraniana KZVV.
O post Ucrânia usa novo veículo para desativar minas terrestres durante a guerra apareceu primeiro em Olhar Digital.