Ubisoft em crise: situação financeira pode levar à falência ainda em 2025 [RUMOR]
Não é novidade para ninguém que a Ubisoft enfrenta uma grave crise financeira que vem se intensificando nos últimos anos. Contudo, o golpe neste ano foi ainda maior: a empresa que já sofreu uma desvalorização de cerca de 80% nos últimos cinco anos teve 47% de perda apenas em 2024.
Neste momento, os números apontam para uma situação delicada, com possíveis riscos de falência caso os próximos lançamentos não obtenham o sucesso esperado ou algum aporte financeiro via investidores ou parcerias não aconteça.
Sequência de projetos mal-sucedidos
Parte significativa do problema reside na fraca recepção de seus lançamentos recentes. Jogos como Star Wars Outlaws, Skull and Bones, Avatar: Frontiers of Pandora e até o bem-conceituado Prince of Persia: The Lost Crown falharam em alcançar o sucesso comercial desejado.
Além disso, a recepção morna da crítica e dos próprios jogadores no sistema de análise das plataformas desses títulos era um indício de que as vendas não atingiriam as expectativas.
Essa sequência de fracassos levou a Ubisoft a aumentar sua dívida em mais de 880 milhões de euros em relação ao ano anterior, um sinal claro de que a empresa não tem conseguido gerar os lucros necessários para sustentar suas operações.
Reprodução/Google
Com o lançamento de Assassin’s Creed Shadows previsto para 2025, há uma grande esperança de que o título reverta esse quadro. Mas há ainda a aura negra que paira em cima do adiamento do título após inúmeras críticas sobre a fidelidade histórica e possível anedota progressista.
Recentemente, a Ubisoft revelou novos detalhes sobre o sistema de combate e diferenças entre os protagonistas do jogo, o que pode recuperar o interesse dos fãs mais antigos da franquia.
Decisões estratégicas e questões corporativas
Para além dos desafios financeiros, a Ubisoft também enfrenta dificuldades internas. Como vimos recentemente, foi confirmado o fechamento de dois estúdios e o cancelamento de XDefiant, uma medida da empresa em cortar custos.
Com uma dívida crescente e lançamentos que não conquistam o público, a Ubisoft caminha em terreno perigoso, onde cada passo em falso pode determinar seu futuro
Também vimos vários rumores de acionistas estarem discutido possibilidades de aquisição, mas os termos ainda estão sendo negociados.
Outro ponto importante é o discurso da Ubisoft em desenvolver “novos jogos AAAA“, que, apesar de promissor, aumenta os riscos financeiros para uma empresa já fragilizada, visto que Outlaws não conseguiu atingir suas metas de vendas.
O distanciamento dos fãs: um problema crítico
Críticos apontam que um dos principais problemas da Ubisoft tem sido sua aparente desconexão com os fãs. Ao ignorar as demandas e preferências do público e até mesmo culpar os funcionários e até mesmo os jogadores pelo mal desempenho, a empresa tem perdido sua identidade — outrora referência de qualidade no setor de jogos.
Se o próximo ano não trouxer uma mudança significativa, o futuro da gigante francesa pode estar seriamente comprometido.