DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Ubisoft Chroma: simulador de daltonismo aumenta a acessibilidade em games

Durante a Game Acessibility Conference, realizada no começo desta semana, a Ubisoft anunciou o lançamento do Chroma. A ferramenta opensource é descrita pela companhia como um “simulador de daltonismo” que tem como objetivo permitir que quaisquer desenvolvedores melhorem a acessibilidade de seus games.

Segundo a desenvolvedora, a ferramenta foi criada para permitir que criadores experimentem em tempo real como seus jogos vão ser vistos por daltônicos. Assim, eles poderão fazer as modificações mais adequadas para garantir que elementos em tela vão poder ser interpretados corretamente.

Ubisoft Chroma: simulador de daltonismo aumenta a acessibilidade em games
Foto: Divulgação/Ubisoft

A solução nasceu de insights vindos das próprias equipes de desenvolvimento da Ubisoft, que identificaram pontos críticos e colaboraram ativamente na implementação. Desde a identificação do problema até a entrega da solução, o objetivo foi criar uma ferramenta que ajudasse os times a testar e desenvolver conteúdos mais inclusivos

Ubisoft

Ubisoft Chroma tem código totalmente aberto

O Ubisoft Chroma surgiu como resultado dos experimentos que a própria empresa fez em diversos títulos, incluindo Assassin’s Creed Shadows. Segundo Ritu Chowdhary, diretora de controle de qualidade da empresa, a decisão de abrir o código da ferramenta faz parte de seu compromisso com o futuro.

Ubisoft Chroma: simulador de daltonismo aumenta a acessibilidade em games
Foto: Divulgação/Ubisoft

Em suas palavras, “acessibilidade não é somente uma funcionalidade, mas uma mentalidade”. A companhia promete que sua nova ferramenta pode ser usada durante o desenvolvimento de sistemas de gameplay e interface, bem como outras áreas. Filmes animados, artes promocionais e softwares também podem se beneficiar muito do novo simulador de daltonismo.

A equipe superou desafios significativos durante o desenvolvimento, como questões de desempenho em tempo real e a escolha do algoritmo ideal para alimentar a ferramenta”, explicou Jawad Shakil, Gerente de Projetos da área de Controle de Qualidade da Ubisoft. Segundo a empresa, o Chroma já está disponível para todos os interessados em sua página de projetos no Github.

Fonte: Ubisoft

Facebook Comments Box