TVs Samsung terão nova tecnologia de som 3D rival do Dolby Atmos
A Samsung anunciou o lançamento do Eclipsa Audio, tecnologia de som espacial 3D desenvolvida em parceria com o Google, que promete redefinir o entretenimento doméstico. A novidade estará disponível em toda a linha de TVs da marca em 2025, desde os modelos básicos Crystal UHD até os premium Neo QLED 8K, além de soundbars.
O Eclipsa Audio, anunciado pela primeira vez em janeiro de 2024 como “Immersive Audio Model and Formats”, surge como rival direto do Dolby Atmos, oferecendo solução aberta, sem royalties e baseada em três pilares principais:
Processamento de áudio vertical: recurso que simula rebatimentos sonoros para criar experiência tridimensional mais envolvente;
Inteligência Artificial (IA): capaz de ajustar o som cena a cena, aprimorando a imersão;
Personalização: permite ajustes finos conforme as preferências dos usuários.
A tecnologia também oferece aos criadores a possibilidade de ajustar localização, intensidade e reflexos espaciais dos sons, criando áudio dinâmico e imersivo.
Parceria da Samsung com o YouTube e certificação para fabricantes
A integração do Eclipsa Audio não se limita aos dispositivos Samsung. A partir de 2025, criadores de conteúdo poderão fazer upload de vídeos com faixas em Eclipsa Audio no YouTube e os dispositivos Samsung deste ano estarão prontos para reproduzir esse formato sempre que disponível.
Para estimular a adoção por outras fabricantes, a sul-coreana e o Google estão trabalhando com a Telecommunications Technology Association (TTA), da Coreia do Sul, no desenvolvimento de programa de certificação. A iniciativa busca garantir padrões de alta qualidade para dispositivos que utilizem o Eclipsa Audio.
Segundo comunicado da marca, o Eclipsa Audio segue o exemplo de padrões anteriores da marca, como o HDR10 e o HDR10+, ambos livres de royalties e amplamente utilizados.
Leia mais:
O que é e como funciona o Samsung TV Plus?
Smart TV Samsung: como atualizar software pelo Wi-Fi?
Samsung cria geladeira com IA que funciona como carro híbrido
Taeyong Son, vice-presidente executivo da Samsung, destacou o compromisso da empresa: “Essa inovação abre novas possibilidades para experiências de áudio imersivas e reforça nosso compromisso de moldar o futuro do entretenimento doméstico.”
Com a maior participação de mercado em TVs acima de 75 polegadas, a Samsung espera democratizar o acesso a experiências avançadas de áudio e desafiar o domínio do Dolby Atmos. Resta saber se a indústria adotará essa proposta ou continuará a depender das soluções proprietárias da Dolby.
Futuro do som está chegando
Jim Bankoski, vice-presidente de engenharia do Google Chrome, comentou: “Acreditamos que o Eclipsa Audio tem potencial de mudar a maneira como experimentamos o som. Estamos entusiasmados em ver como a comunidade de criadores o usará para desenvolver novas experiências.”
O lançamento do Eclipsa Audio marca importante passo no avanço das tecnologias de entretenimento doméstico, prometendo transformar como consumidores vivenciam filmes, séries e outros conteúdos.
O post TVs Samsung terão nova tecnologia de som 3D rival do Dolby Atmos apareceu primeiro em Olhar Digital.