EconomyFeaturedNewsTop Stories

Túnel de carros mais profundo do mundo quer revolucionar o transporte

A Noruega planeja construir o túnel de carros mais profundo do mundo nos próximos anos. Com um orçamento bilionário, a obra vai ligar diversas cidades do país, além de ajudar a reduzir consideravelmente o tempo de viagem. E tudo isso sendo feito debaixo d’água.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Governo avalia a volta do extintor de incêndio nos carros; entenda Carros elétricos não serão isentos de IPVA em SP; saiba o motivo

O mega projeto é apelidado de Rogfast, e vai custar cerca de 36 bilhões de libras, o que equivale a cerca de R$ 275 bilhões. Ou seja, é um projeto bastante ousado, mas ao mesmo tempo parece ser extremamente crucial para a mobilidade urbana desta região da Noruega.

O Rogfast vai unir as cidades de Randaberg e Bokn principalmente, mas outros quatro municípios serão beneficiados. A previsão é que todo o projeto seja finalizado em 2029, e a extensão total do túnel será de cerca de 25 km. Porém, o que mais chama a atenção é a profundidade do projeto, que vai ficar cerca de 2 km abaixo da superfície.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Por conta do tamanho e profundidade, a obra é bastante ambiciosa. A construção já está em andamento, tendo sido iniciada em 2018. Portanto, como o prazo de conclusão total é esperado para 2029, o Rogfast deve demorar 11 anos para ser totalmente concluído.

Túnel de carros na Noruega vai ficar 2 km abaixo da superfície (Imagem: Reprodução/Norwegian Publci Roads Administration)

Benefícios do túnel de carros mais profundo do mundo

Embora seja uma obra grandiosa e bastante custosa, o Rogfast vai reduzir drasticamente o tempo de viagem nesta região. Hoje, quem precisa ir entre as duas cidades principais do projeto demora cerca de 21 horas. Quando o túnel estiver pronto, o tempo necessário para o deslocamento será feito na metade do tempo.

Atualmente, só é possível chegar aos locais por meio de balsas ou barcos, o que deixa a viagem ainda mais longe. Sendo assim, além de facilitar o transporte, o Rogfast ainda será uma obra importante para a indústria petrolífera que está no Mar do Norte.

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box