TSMC revela litografia de 1,4nm e espera produção em massa logo em 2028
A TSMC anunciou hoje, dia 23 de abril, sua próxima tecnologia mais avançada para fabricação de semicondutores, o processo A14 para a litografia de 1,4nm. A empresa promete incrementos significativos em performance, eficiência e, obviamente, densidade de transistores em relação ao seu processo N2, de 2nm.
“O A14 é nossa tecnologia avançada de próxima geração full-node”, declarou Kevin Zhang, executivo da TSMC. “Se você olhar para a velocidade, a melhoria é de até 15%, a redução de energia é de 30%, a densidade lógica é 1,23 vez maior no geral, ou pelo menos 1,2 vez. Então essa é uma tecnologia muito, muito substancial”.

A nova tecnologia se baseia em Gate-all-Around (GAA) de segunda geração, e a TSMC espera começar a produzir chips em massa com litografia de 1,4nm logo em 2028. Nessa primeira fase, no entanto, os componentes não terão backside power delivery (BPD), recurso que deve ser implementado nos produtos fabricados logo no ano seguinte, em 2029.
“A tecnologia também conta com nosso NanoFlex Pro, uma co-otimização para design de tecnologia (DTCO) que permite o designer criar seus produtos de maneira bastante flexível, permitindo-lhes alcançar benefícios ótimos de performance de energia”, acrescentou Zhang. “Essa tecnologia vai entrar em produção em 2028. Essa versão não conta com backside power rail.”

TSMC prepara A16 e N2P para os próximos anos
Enquanto a TSMC se adianta para promover seus processos futuros, vale lembrar que nos próximos anos ainda teremos o início da produção em volume do N2P e do A16 (1,6nm). Essas duas tecnologias são baseadas ainda no atual N2, podendo aproveitar mais da sua infraestrutura. O A14, enquanto isso, é completamente novo, exigindo novas IPs, otimizações, software EDA, etc.
Notícias relacionadas:
- AMD confirma finalização do design para Epyc “Venice” no processo de 2nm da TSMC
- Intel faz pedidos de 2 nm para Nova Lake na TSMC [RUMOR]
- TSMC diz que não tem controle sobre onde vão parar os chips que fabrica
A maior fabricante de semicondutores do mundo não ofereceu uma janela mais específica para a produção do A14. O Tom’s Hardware, porém, relembra que a empresa se prepara para produzir A16 e N2P na segunda metade de 2026, o que deve entregar os primeiros componentes no início de 2027. Assim, seria possível prever a produção de A14 começar ainda no primeiro semestre do ano seguinte.