TSMC é acusada de discriminação de raça e cidadania em sua fábrica no Arizona
A TSMC está enfrentando um processo registrado ainda em agosto deste ano que acusa a empresa de discriminação de raça e cidadania em suas instalações no Arizona, Estados Unidos. Funcionários da empresa acusam seus patrões de favorecerem pessoas de origem asiática ou com cidadania taiwanesa nas relações de trabalho.
O processo foi registrado em nome de Deborah Howington, que trabalhava diretamente como uma diretora de aquisição de talentos para a TSMC em agosto. Howington declara que testemunhou o departamento de RH criar um ambiente em que trabalhadores não asiáticos ou sem cidadania de Taiwan passam por “um nível mais estrito de escrutínio”.
Fonte: TSMC
Nos documentos do processo, os advogados de Howington e demais querelantes mencionam o dinheiro de subsídios que a TSMC vai receber do Chips ACT:
“Tendo aceitado US$ 6 bilhões em financiamento do governo dos EUA e escolhido competir dentro dos EUA, é imperativo que a TSMC cumpra as leis de discriminação federal e trate todas as raças, origens nacionais e cidadanias igualmente. Estamos confiantes em nosso caso e ansiosos para apresentar ao júri.”
Imagem: TSMC
As acusações no processo mencionam ainda que a TSMC no Arizona estaria recebendo currículos escolhidos pelo time do RH da empresa em Taiwan e contratando essas pessoas sem questionamentos. Isso aconteceria até em casos em que não havia vagas abertas nas instalações dos EUA.
TSMC diz que “acredita no valor de uma força de trabalho diversa”
Contatada para comentar o caso, a TSMC não quis falar diretamente sobre o processo, mas emitiu uma declaração relacionada ao assunto.
“A TSMC acredita fortemente no valor de uma força de trabalho diversa, e nós contratamos e promovemos sem relação com gênero, religião, raça, nacionalidade ou afiliação política porque respeitamos as diferenças, e acreditamos que oportunidades de emprego iguais fortalecem nossa competitividade.”
Notícias relacionadas:
Fábrica da TSMC nos EUA alcança a produção de Taiwan em testes
TSMC receberá US$ 11 bilhões em investimentos para criar fábrica nos EUA
TSMC ainda não pode fabricar chips em 2nm fora de Taiwan, devido à lei do país
Desde que a companhia taiwanesa começou a expandir sua presença no Arizona, ela tem enfrentado dificuldades e atritos nas relações de trabalho entre seus funcionários de diferentes nacionalidades. Ainda assim, parece que suas instalações nos EUA estão avançando em sua capacidade produtiva, mas o processo não deve ajudar na imagem da empresa por lá.
Fonte: Tom’s Hardware