TSMC do Arizona deve começar a fabricar chips de alta performance para a AMD
A expansão das operações da TSMC nos EUA, incentivada por investimentos do CHIPS Act, pode resultar numa nova parceria da empresa com a AMD. O analista de mercado de tecnologia Tim Culpan reporta que a dona dos Epyc fez um novo contrato com a TSMC para a fabricação de chips de alta performance (HPC) em suas instalações no Arizona.
O design dos chips e produção em massa devem acontecer no ano que vem, 2025. Os componentes devem ser fabricados no processo de 5nm da TSMC. Vale lembrar que a instalação da companhia taiwanesa nos EUA já conseguiu se igualar ao que é feito em sua terra natal em testes iniciais.
Imagem: TSMC
A informação da parceria com a AMD chega depois de rumores indicando que a Apple também vai trabalhar com a mesma fábrica. Segundo vazamentos, a dona dos iPhone encomendou a fabricação de seus processadores A16 nas instalações da TSMC no Arizona.
Fonte: Apple
A manufatura desses componentes representa um marco importante na empreitada dos EUA em se tornar não apenas menos dependente de outros países na fabricação de chips, mas até uma potência na área. Enquanto investe em subsídios para empresas domésticas e parceiras, o país expande suas sanções contra a China, procurando se manter no centro da economia e geopolítica mundial.
AMD pode não ser a segunda grande cliente da TSMC Arizona
Tim Culpan ressalta muito a possibilidade da AMD ser a segunda gigante tech a encomendar chips para a TSMC no Arizona. No entanto, ele também menciona que outra grande empresa pode chegar antes e também encomendar seus produtos para a fabricante taiwanesa.
Infelizmente o analista não menciona qual seria essa empresa misteriosa. De toda forma, as fábricas da TSMC nos EUA ainda não estão preparadas para a fabricação completa de chips da Apple ou AMD, e eles ainda precisarão ser enviados para Taiwan para o “empacotamento”.
Notícias relacionadas:
Apple e TSMC já estão fabricando chips mais recentes nos EUA
TSMC receberá US$ 11 bilhões em investimentos para criar fábrica nos EUA
Samsung investe $20 milhões em GPUs AMD Instinct MI300X
A TSMC emplacou um acordo com a Amkor para resolver o problema, então a fabricação por completo de chips pelas empresas deve acontecer nos EUA nos próximos dois ou três anos.
Via: TechPowerUp