EconomyNewsTop Stories

TSMC ainda não pode fabricar chips em 2nm fora de Taiwan, devido à lei do país

A TSMC tem expandido suas operações ao redor do mundo com novas fábricas, mas seus processos mais avançados – como a litografia de 2nm – devem permanecer em Taiwan. É isso que determina a lei do país, conforme foi ressaltado por J.W. Kuo, Ministro de Negócios Econômicos de Taiwan.

Em uma reunião recente do Comitê Econômico do país asiático, segundo reporta o Taipei Times, Kuo explicou:

“Como Taiwan tem regulamentações relacionadas para proteger suas tecnologias, a TSMC não pode produzir chips de 2nm no exterior atualmente. Enquanto a TSMC tem planos de fazer chips de 2nm fora no futuro, sua tecnologia central vai permanecer em Taiwan.”

Fonte: Taipei Times

As leis taiwanesas citadas pelo ministro restringem a fabricação de chips pelas fabricantes locais em seus processos mais avançados fora do país. Assim, a TSMC pode um dia fabricar em 2nm nos EUA, por exemplo, mas só depois que sua tecnologia tiver uma versão mais avançada para ficar restrita a Taiwan.

2nm da TSMC deve levar anos para sair de Taiwan

A fala de J.W. Kuo ressalta a existência da lei em Taiwan que vai garantir que sempre veremos os processos mais avançados da TSMC restritos ao país. No entanto, não deve impactar no roadmap de expansão da empresa, que já parece ter sido planejado em torno das regulamentações.

No momento, uma das principais novas instalações da fabricante taiwanesa de semicondutores fica no Arizona, Estados Unidos. A companhia está se valendo dos subsídios e empréstimos facilitados do Chips ACT para ampliar sua capacidade de produção no país.

Notícias relacionadas:

TSMC do Arizona deve começar a fabricar chips de alta performance para a AMD

TSMC cobrará mais de $30 mil por wafer de seu processo 2nm

EUA anuncia instalação de US$ 825 milhões em NY para desenvolvimento de EUV

O local é conhecido como Fab 21 e deve começar produção em volume de chips em 4nm e 5nm (N4 e N5) no ano que vem, 2025. É somente a Fase 2 dessa instalação, que deve começar a operar em 2028, que vai trabalhar com chips em 3nm (N3) e dar início aos primeiros componentes de 2nm nos EUA.

Fonte: TSMC

Até lá, no entanto, a TSMC já estará produzindo chips mais avançados em sua terra natal, garantindo o respeito às regulamentações de Taiwan.

Fonte: Tom’s Hardware

Facebook Comments Box