Truque engana o cérebro e reduz a dor – sem a necessidade de remédio
Um estudo realizado pelo Hospital Universitário LWL, em Bochum, Alemanha, mostrou que a ilusão da mão de borracha pode reduzir a percepção da dor, oferecendo uma nova perspectiva para o controle da dor crônica. O estudo foi publicado na revista PAIN Reports.
A pesquisa descobriu que, ao fazer com que os participantes percebesse uma mão de borracha como parte de seu corpo, a intensidade da dor causada por estímulos de aquecimento foi significativamente reduzida.
Descobertas do estudo
- A ilusão foi criada ao esconder a mão real do participante e posicionar uma mão falsa na frente dele.
- Quando ambos os objetos eram acariciados ou aquecidos simultaneamente, o cérebro passava a tratar a mão de borracha como parte do corpo, diminuindo a percepção da dor.
- O experimento utilizou calor controlado em uma mão escondida e luz vermelha sob a mão de borracha, enquanto os participantes avaliavam seus níveis de dor.
- Em uma condição de controle, a mão falsa foi colocada de forma a não ser reconhecida como parte do corpo, o que resultou em uma percepção de dor mais intensa.

Leia mais:
- Dor no joelho? Confira as cinco lesões mais comuns
- Dispositivo vestível pode tratar depressão e dores em 40 minutos
- Por que o vinho tinto causa dor de cabeça? Ciência descobriu
Os resultados sugerem que a integração sensorial entre informações visuais, táteis e proprioceptivas pode ser responsável pela diminuição da dor.
O fenômeno, conhecido como analgesia visual, pode ocorrer quando uma pessoa vê uma parte de seu corpo durante a dor, reduzindo sua intensidade.
Embora o mecanismo neural por trás desse efeito ainda não seja totalmente compreendido, as descobertas indicam que essa abordagem poderia ser aplicada no tratamento de condições como a síndrome da dor regional complexa (SDRC), oferecendo uma alternativa ao uso de medicações.
O post Truque engana o cérebro e reduz a dor – sem a necessidade de remédio apareceu primeiro em Olhar Digital.