Trump quer que astronautas americanos ergam bandeira dos EUA em Marte
O presidente Donald Trump mostrou grandes expectativas para a exploração de Marte em seu discurso de posse na segunda (20). Em sua fala, ele abordou o que espera da exploração espacial durante os próximos quatro anos do seu mandato — e, inclusive, quer que astronautas norte-americanos hasteiem a bandeira dos Estados Unidos em Marte.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Exploração espacial: por que é tão difícil levar astronautas para Marte Mistérios de Marte: 5 perguntas sobre o Planeta Vermelho ainda sem respostas
“Vamos seguir nosso destino manifesto às estrelas, lançando astronautas norte-americanos a plantar estrelas e listras em Marte”, declarou ele. Em sua fala, ele se referiu ao Destino Manifesto, crença que impulsionou a expansão norte-americana no século XIX.
Elon Musk, bilionário e CEO da SpaceX, estava no evento e sorriu logo após o comentário de Trump. Vale lembrar que Musk declarou inúmeras vezes que seu objetivo com a SpaceX é levar humanos a Marte, transformando a humanidade em uma espécie multiplanetária.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Trump espera que astronautas norte-americanos cheguem a Marte (Imagem: NASA)
E, para transformar o plano em realidade, a empresa vem trabalhando no Starship, o maior e mais poderoso veículo de lançamentos já criado. O teste de voo mais recente do veículo aconteceu em 16 de janeiro e terminou na explosão do Starship, registrada em vários vídeos publicados nas redes sociais.
Enquanto estava na Capital One Arena, Musk declarou que “vamos levar DOGE a Marte” em referência ao Departamento de Eficiência Governamental, instituição que ficará sob seu comando por indicação de Trump. “Digo, você pode imaginar o quão incrível vai ser ter astronautas americanos colocando a bandeira em outro planeta pela primeira vez? Como isso seria inspirador!”, finalizou.
Enquanto isso, a NASA vem desenvolvendo seu programa Artemis para levar novos humanos à Lua e usar os conhecimentos obtidos para missões tripuladas a Marte. Depois, a agência espacial planeja levar humanos ao Planeta Vermelho no início da próxima década — se tudo correr conforme o planejado, claro.
Assim, talvez a colocação de Trump indique uma mudança nas prioridades do governo norte-americano no que diz respeito à exploração espacial. Embora o Congresso do país tenha autorizado o uso de grande parte do orçamento da NASA para a exploração da Lua, levar humanos a Marte é, no fim das contas, o grande objetivo de Musk e da SpaceX.
Leia também:
Teria a NASA acabado com a vida em Marte por acidente? Quanto tempo levaria para dar uma volta em Marte a pé? Turismo espacial: 5 lugares incríveis para visitar em Marte
Vídeo: Como tirar foto da Lua?
Leia a matéria no Canaltech.