EconomyNewsTop Stories

Toshiba lança PC integrado a uma impressora matricial de 23kg

A Toshiba chamou a atenção nesta semana com o lançamento de um sistema all-in-one um tanto inesperado no Japão. O Jimucon SJ-9500 integra um PC com tela sensível ao toque a uma impressora matricial de 24 pinos, além de incluir uma bateria embutida para backups.

Entusiastas de hardware geralmente acompanham os lançamentos mais recentes e estão sempre de olho no próximo passo da tecnologia. Ao mesmo tempo, é sempre interessante conferir produtos curiosos e inesperados, e esse tipo de tecnologia retrô ainda aparece bastante no Japão. Foi somente neste ano que o país se livrou de regras que obrigavam o uso de disquetes em prédios oficiais, por exemplo.

Fonte: Unsplash

Assim, não é difícil de imaginar entrar num escritório japonês mais tradicional e ouvir os inconfundíveis sons de impressoras matriciais trabalhando. E para garantir que a Jimucon SJ-9500 não seria moderna demais, a Toshiba colocou um Windows 10 Enterprise no sistema, em vez do mais recente 11.

A tela tem apenas 1024 x 768, mas é sensível ao toque. O novo all-in-one da Toshiba incorpora também 8GB de RAM e, surpreendentemente, dois SSDs de 240GB cada. A parte de conexões também chama a atenção, com seis portas USB, uma DisplayPort e até uma porta Ethernet.

Fonte: Toshiba

O sistema todo mede 538 x 658 x 418mm, pesando 23kg. O teclado pode ser embutido na carcaça quando não estiver em uso, para ficar mais portátil.

Toshiba poderia ter apostado no bege

Para completar o visual de um all-in-one que usa uma impressora matricial, teria sido interessante ver o Jimucon SJ-9500 no clássico “bege anos 90”. Entretanto, é visível que a Toshiba não está apostando na nostalgia de seus compradores para o novo produto, e sim mirando num mercado de nicho que ainda usa profissionalmente esse tipo de impressora em seu país.

Notícias relacionadas:

Governo japonês elimina regras que obrigavam o uso de disquetes

Gabinete retrô da SilverStone era piada do primeiro de abril, mas virou produto

Minúsculo PC retrô feito em impressão 3D roda Doom no Windows XP

É diferente, por exemplo, da SilverStone. Logo neste fim de semana, a fabricante de gabinetes, também japonesa, confirmou que seu gabinete FLP01 vai se tornar um produto comercial de verdade. O case retrô começou como uma piada de primeiro de abril neste ano, mas no chega às lojas no início de 2025. Assim como a Jimucon SJ-9500, no entanto, seu lançamento acontece somente no Japão.

Fonte: TechSpot

Facebook Comments Box