DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Times de Mass Effect e Dragon Age não se davam bem na BioWare

Em atividade desde 1995, a BioWare durante muito tempo ficou dividida entre o time que cuidava da série Mass Effect e a aquele dedicado à criação de Dragon Age. Segundo David Gaider, um roteirista que contribuiu para alguns dos principais títulos da empresa, os dois times não se davam bem e tinham visões bem diferentes de como fazer um game.

Em uma série de mensagens publicada no BlueSky, o veterano explicou que sentiu isso na pele ao deixar a equipe de Dragon Age para se juntar àquela que estava produzindo Anthem. Apesar de ele ter sido instruído pela gerência a dar um ar mais fantasioso ao game, seus colegas rejeitavam suas sugestões e tudo que seguisse esse caminho.

The Road to Summerfall – Part 2I guess the best place to start is with leaving BioWare. Right off the bat, I’ll say I enjoyed working there – a lot. Until I didn’t. I started in 1999 with BG2 and ended in 2016, 2 years after shipping DAI and after spending a year on the game which became Anthem.

David Gaider (@davidgaider.bsky.social) 2025-04-14T04:29:53.040Z

Gaider também explicou que o time, que havia cuidado anteriormente de Mass Effect Andromeda, era muito “anti-RPG”. Ao mesmo tempo, a desenvolvedora queria que ele criasse uma história épica para a experiência. “Eles queriam que eu usasse minha varinha mágica e criasse uma história com a qualidade da BioWare sem me dar quaisquer das ferramentas para fazer isso”.

Veterano deixou a BioWare em meio a conflitos

O roteirista afirma que, durante muito tempo, teve como um de seus principais arrependimentos ter abandonado a equipe de Dragon Age. Ele confessou ser um profissional que busca pela segurança, que foi algo que não sentiu ao se juntar a Anthem. “Eu permaneceria e tentaria meu melhor, mas somente se houve ALGO esperando do outro lado, onde pudesse ter mais controle como Diretor Criativo”, explicou.

Times de Mass Effect e Dragon Age não se davam bem na BioWare
Foto: Divulgação/BioWare

Eu queria subir para cima. Eu fui rejeitado, sem hesitação”, continuou. Gaider também explicou que a gerência da BioWare afirmou que ele nunca teria sucesso ao sair da companhia. Isso só ajudou na decisão do profissional de deixar o estúdio, mesmo que essa ideia parecesse bastante assustadora na época.

Desde que tomou essa decisão, o roteirista já passou pela Beamdog e pela Summerfall Studios, lançando o RPG Stray Gods pela última. Já seu antigo estúdio lançou somente Dragon Age: The Veilguard, que teve vendas decepcionantes — e, logo depois disso, anunciou que estava diminuindo ainda mais suas equipes para se focar somente no próximo Mass Effect.

Fonte: Eurogamer

Facebook Comments Box