Teste: novo Chevrolet Equinox Turbo muda quase tudo sem perder a essência
Recentemente, a nova geração do Chevrolet Equinox Turbo foi apresentada para a imprensa brasileira. Para conhecer o carro, fizemos uma viagem de São Paulo até Campos do Jordão, no interior paulista, o que permitiu conhecer o SUV renovado em diversas situações – tanto ao volante quanto em outros assentos.
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E, desde o primeiro momento, a sensação que o carro transmitiu foi exatamente a do título. Sim, de fato o Equinox evoluiu nesta nova geração, até mesmo em design. Porém, ele ainda é o mesmo Equinox de sempre, o que não significa que seja algo ruim. Pelo contrário, essa afirmação tem diversos pontos positivos.
Mesmo sem nunca ter emplacado no Brasil, o Chevrolet Equinox é um dos SUVs mais vendidos dos Estados Unidos, além de ser o utilitário esportivo mais vendido da Chevrolet no planeta. Ou seja, há predicados, mas o preço e o fato de ser importado do México sempre comprometeram o desempenho do modelo por aqui.
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Nesse ponto, tudo segue igual, já que o carro continua vindo do México. E com o dólar nas alturas, o preço final acabou sendo mais caro que o da concorrência. Por R$ 267 mil, o consumidor pode escolher qual a versão que melhor se adequa ao seu estilo: a aventureira Activ ou a esportivada RS. No evento, foi possível rodar com as duas, então acomode-se com conforto e veja quais são as impressões iniciais do Equinox Turbo.
Novo Chevrolet Equinox Turbo 2025 (Imagem: Leo Alves/Canaltech)
Novo Chevrolet Equinox Turbo: a evolução da fórmula
Mesmo se tratando de uma nova geração, o novo Chevrolet Equinox Turbo manteve a mesma plataforma do modelo anterior. Mas isso não impediu que as evoluções acontecessem. O ponto que mais evidencia isso é o design, já que o estilo foi mudado por completo.
Além de adotar um visual mais semelhante aos carros mais recentes da Chevrolet, como a picape Montana, o Equinox ficou mais quadradão e com uma aparência robusta. As caixas de roda são bem destacadas, o que deixaram o modelo mais musculoso. Na frente, os faróis em full LED são divididos, com o bloco principal ficando mais abaixo. Já na traseira, o desenho das lanternas lembra o da peça utilizada no Chevrolet Blazer EV.
Se tudo mudou por fora, por dentro não poderia ser diferente. A cabine é um dos pontos que mais evoluiu, perdendo o visual antiquado que parecia da década passada. Além disso, os materiais foram melhor trabalhados, com diversos pontos macios ao toque aplicados no interior.
Interior é um dos destaques do Chevrolet Equinox Turbo (Imagem: Leo Alves/Canaltech)
Para entreter os ocupantes, há duas grandes telas no painel. O quadro de instrumentos tem 11 polegadas e pode ser personalizado. Já a central multimídia é um pouco maior, com 11,3 polegadas, e tem Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além do sistema do Google integrado, o que permite utilizar os recursos e aplicativos até sem espelhar o celular. E como há conexão 5G, a central vira praticamente um tablet.
Equinox de sempre
Até aqui, foi pontuado algumas mudanças que o SUV teve, mas está na hora de dizer o motivo do Equinox não ter perdido sua essência. Mesmo na geração anterior, o SUV era agradável ao volante e tinha um desempenho condizente com seu motor 1.5 turbo. Além disso, o espaço interno e do porta-malas sempre foram bons pontos positivos do carro.
E, na nova geração, esses aspectos se mantiveram. Na estrada, o desempenho é suficiente. Agora com 177 cv e 28 kgfm de torque, o motor 1.5 turbo do Equinox trabalha bem com o carro, mas não espere um desempenho fora de série, como era no antigo modelo com motor 2.0 turbo. Também não tem um desempenho que exija uma receita médica, como o Porsche Macan elétrico.
É realmente suficiente o desempenho, principalmente se tratando de um carro familiar. Ao volante, o SUV entrega também uma boa estabilidade, mesmo com a carroceria inclinando um pouco em curvas mais rápidas, mas nada fora do comum. O acerto de suspensão é bom, evidenciando essa sensação de evolução, mas sem a perda da essência do Equinox Turbo.
Espaço bom e piso traseiro plano são outros destaques (Imagem: Leo Alves/Canaltech)
Como dito anteriormente, o espaço do SUV é um de seus principais pontos fortes. Mesmo passageiros mais altos, com mais de 1,80 m, se acomodam bem no banco traseiro. Quem viaja por ali, tem saídas de ar, portas USB e até resfriamento para o banco. Por sorte, o piso traseiro plano foi mantido nessa nova geração, algo que sempre melhora o espaço interno.
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Pontos de atenção
Por enquanto, só foi possível ter uma primeira impressão do novo Chevrolet Equinox, mas da mesma forma que alguns pontos positivos se destacaram, alguns negativos também surgiram.
A transmissão é nova, tendo oito marchas, mas seu funcionamento não é ágil em alguns momentos. Além disso, a alavanca foi posicionada à moda Mercedes-Benz, ou seja, no lugar da haste tradicional dos limpadores dos vidros. É algo rápido de se acostumar, mas é comum dar uma encostada na haste quando é preciso limpar os vidros, pois é a posição tradicional da função.
Chevrolet Equinox Turbo RS (Imagem: Leo Alves/Canaltech)
A lista de equipamentos do novo Equinox Turbo é boa, e agora o SUV tem um pacote mais completo, incluindo o piloto automático adaptativo (ACC). Só que, curiosamente, a versão Activ tem alguns itens a mais, como a câmera 360º. Na RS, esse item não é oferecido.
Outro equipamento presente é o assistente de permanência em faixa, mas ele não é tão preciso. O resultado é que o SUV é jogado de uma lado para o outro na faixa de rolamento. Por último, dois pontos que foram mal posicionados no Equinox: a função L do câmbio e o acionamento dos faróis.
Procure um comando de luz no carro e falhe miseravelmente. A Chevrolet optou por colocar o comando na central multimídia, o que é bastante inconveniente. No caso da função L do câmbio, o acionamento é feito no volante, o que pode fazer o motorista apertar o botão sem intenção, jogando o giro do motor no alto e deixando o câmbio com as trocas de marchas mais travadas.
Evolução sem revolução
Mesmo com um visual completamente diferente, a impressão inicial do novo Chevrolet Equinox é que ele é o modelo de sempre, só que evoluído em alguns aspectos. Porém, alguns dos pontos negativos citados atrapalham a convivência, mas talvez o maior problema seja o preço.
Versão Activ tem visual mais aventureiro (Imagem: Leo Alves/Canaltech)
Na faixa dos R$ 267 mil, a concorrência é bastante forte, e existem outros SUVs por esse valor que podem ser comprados. Inclusive, até mesmo modelos de sete lugares. O novo Equinox é um bom produto. Mas se custasse menos, certamente chamaria ainda mais a atenção do consumidor.
Chevrolet Equinox Turbo: preços e versões
Equinox Activ: R$ 267 mil Equinox RS: R$ 267 mil Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech) Chevrolet Equinox 2025 (Apresentação e Preview) (Léo Alves/Canaltech)
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