EconomyFeaturedNewsTop Stories

Teste na Rússia desconecta internet em cidades e bloqueia até uso de VPN

O governo da Rússia fez um teste no último final de semana para desconectar o acesso à internet em algumas regiões do país: diversos serviços online ficaram inacessíveis, incluindo Google, Telegram e Yandex (buscador da própria Rússia), e moradores sequer conseguiram usar uma VPN para driblar o bloqueio.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp O que é uma VPN? Como funciona uma VPN?

As informações são dos sites Chernovik e The Record. Os bloqueios teriam durado cerca de 24 horas entre os últimos dias 6 e 7 nas regiões de Chechênia, Daguestão e Inguchétia — três locais frequentemente ocupados por minorias étnicas no país.

A interrupção seria uma forma de testar a “internet soberana” da Rússia, uma forma de controlar o tráfego na web no país, desconectar a internet do resto do mundo e evitar possíveis formas de contornar as restrições, como o uso de redes privadas virtuais, ou VPNs (o recurso é frequentemente usado para proteger as informações do indivíduo na web e evitar bloqueios regionais de serviços digitais).


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O observatório de cibersegurança NetBlocks publicou um gráfico que mostra o período de queda da internet por 24 horas na República de Daguestão: 

ℹ️ Note: Metrics show the disruption and restoration of connectivity in Dagestan, #Russia, following what telecoms regulator Roskomnadzor has described as a trial of its capacity to disable access to the foreign internet in a specific region; incident duration ~24 hours pic.twitter.com/7iYtDcVtSG

— NetBlocks (@netblocks) December 7, 2024

Rússia e internet

A ação do último final de semana foi atribuída ao Roskomnadzor, órgão que controla serviços de mídia e comunicação no país e acusado de praticar censura no acesso a determinadas páginas da web. 

O governo russo já tem um longo histórico de bloquear o acesso à internet de outros países e já cogitou criarr uma rede própria, enquanto restrições e sanções contra plataformas digitais aumentaram após o início da Guerra da Ucrânia, em 2022. Neste ano, o país fechou o certo contra serviços de VPN e removeu mais de 60 aplicativos do segmento na App Store russa, de acordo com o site TechRadar.

Leia também:

Quais são as senhas mais usadas no Brasil em 2024? O que é vishing? O celular escuta as suas conversas? Saiba o que dizem os especialistas

VÍDEO: Como escolher uma VPN SEGURA?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box