Tesla: Elon Musk já fez previsões sobre veículos autônomos no passado; saiba quais
Elon Musk, CEO da Tesla, revelou, na madrugada desta sexta-feira (11), um protótipo de um carro autônomo chamado Cybercab, afirma que ele estará em produção “antes de 2027”.
No entanto, essa não é a primeira vez que Musk faz previsões sobre carros autônomos da Tesla que acabam ficando aquém do esperado.
Tesla e carros autônomos
A Tesla está cada vez mais enfrentando concorrência de fabricantes de automóveis estabelecidos e empresas chinesas, então, a aposta de Musk na tecnologia de direção autônoma é crucial para o futuro da empresa;
No entanto, suas promessas exageradas no passado levaram muitos clientes, analistas e investidores a se mostrarem céticos quanto à viabilidade de frota de robôs-táxi da Tesla nas estradas em um futuro próximo;
Ao longo dos anos, Musk fez várias afirmações ousadas sobre o progresso da Tesla na direção autônoma. Em 2015, ele disse à revista Fortune que a empresa estaria a apenas dois anos de alcançar a autonomia total. No entanto, quase nove anos se passaram desde então e os veículos da Tesla ainda dependem de motoristas humanos;
Embora a Tesla tenha recursos de assistência ao motorista, como o Autopilot e o Full Self-Driving (FSD), a empresa afirma que os motoristas devem estar sempre alertas e prontos para assumir o controle;
As afirmações de Musk sobre a condução autônoma e a comercialização desses recursos geraram investigações por parte de autoridades reguladoras.
Leia mais:
10 coisas que você precisa saber antes de comprar um carro elétrico no Brasil
Como aumentar a autonomia da bateria de um carro elétrico?
Tesla: carro autônomo tem “caixa-preta” com IA perigosa, diz Reuters
No ano passado, a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário ordenou o maior recall da Tesla, devido a problemas com a função de direção do Autopilot.
A Tesla disse que está cooperando com as solicitações dos reguladores e autoridades governamentais, e até o momento nenhuma agência governamental concluiu que tenha ocorrido qualquer irregularidade.
Portanto, embora Musk continue prometendo avanços na direção autônoma da Tesla, muitos ainda questionam a capacidade da empresa de cumprir essas previsões e enfrentar a concorrência.
A exibição do Cybercab, do Robovan e dos robôs humanoides pode ser indicativo das intenções futuras da montadora, mas apenas o tempo dirá se essas promessas se tornarão realidade.
O post Tesla: Elon Musk já fez previsões sobre veículos autônomos no passado; saiba quais apareceu primeiro em Olhar Digital.