Tesla compra empresa de engenharia falida na Alemanha
A empresa de engenharia de automação alemã Manz anunciou, nesta terça-feira (25), a venda de parte de seus ativos para a Tesla Automation, subsidiária da Tesla. A conclusão da transação ainda está sujeita à aprovação do Escritório Federal de Cartéis da Alemanha.
A companhia — que entrou com pedido de proteção contra falência em dezembro do ano passado — é especializada no setor de mobilidade elétrica, com fabricação de baterias, serviços de montagem, soldagem ultrassônica, colagem e soldagem a laser, entre outros.
Um comunicado informa que a Tesla pretende operar unidade adicional da Manz na cidade de Reutlingen (Alemanha) no futuro. A empresa de Elon Musk vai assumir 300 funcionários da companhia, mas outros 100 perderão seus empregos.

“Estamos ganhando funcionários qualificados com alto nível de experiência em engenharia mecânica de alta tecnologia. Reutlingen é um complemento ideal para a implementação bem-sucedida contínua de nossos projetos globais de automação no Tesla Group. Estamos muito satisfeitos em realizar inovações futuras lá”, disse Lothar Thommes, Diretor Geral da Tesla Automation.
Leia mais:
- 10 coisas que você precisa saber antes de comprar um carro elétrico no Brasil
- Como aumentar a autonomia da bateria de um carro elétrico?
- Tesla testa recursos do sistema de direção autônoma na China

Tesla em solo europeu
- O anúncio da aquisição foi feito no mesmo dia em que a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis informou queda de 45% nas vendas da Tesla na Europa no mês de janeiro — mesmo com o crescimento de 37% da demanda por veículos elétricos;
- Na Alemanha, a Tesla registrou apenas 1.277 novos carros, menor volume mensal desde 2021;
- O resultado mexeu com os investidores: as ações da empresa recuaram 8% na bolsa estadunidense e o valor de mercado da companhia ficou abaixo de US$ 1 trilhão (R$ 5,77 trilhões, na conversão direta);
- A montadora mantém fábrica na Alemanha, onde produz milhares de veículos Model Y e milhões de células de bateria. “A Gigafactory Berlin-Brandenburg é a primeira fábrica da Tesla na Europa e a nossa fábrica mais avançada, sustentável e eficiente”, diz o site da empresa.
O post Tesla compra empresa de engenharia falida na Alemanha apareceu primeiro em Olhar Digital.