EconomyFeaturedNewsTop Stories

Ter um cachorro muda a vida para melhor, mas há um porém

Quais são os prós e contras de ter um cachorro? Essa é a questão que serve de ponto de partida para um estudo da Eötvös Loránd University, publicado na última terça-feira (21).

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp As 10 raças de cachorro mais inteligentes Comportamento das raças de cachorro depende do tamanho do cérebro

No novo estudo, os tutores de cães descreveram os maiores benefícios e desafios de ter um cão. Funcionou assim: os pesquisadores primeiro pediram que os participantes classificassem uma lista de 33 afirmações neutras relacionadas a cães de estimação em uma escala de -3 (grande desvantagem) a +3 (grande vantagem).

Depois, os participantes do estudo foram precisaram descrever com suas próprias palavras quais eram, para eles, o maior custo e o maior benefício de ter um cachorro.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os participantes concordaram que os cães alegram a vida das pessoas (2,78 em média), e colocaram como o aspecto mais negativo a curta vida útil dos cães (-1,67 em média).

O resultado, com as avaliações, é que ter um cachorro é muito mais positivo que negativo. A média das avaliações mostrou um ponto positivo mais alto (2,06) do que as declarações negativas (-0,66).

Prós e contras de ter um cachorro

Mais de 60% dos donos de cães mencionaram que o maior benefício dos cães de estimação era o relacionamento significativo desenvolvido com eles. Os cães também foram descritos como “parceiros sociais honestos, dedicados e solidários”.

Ter um cachorro muda a vida para melhor, mas há um porém (Imagem: Kat Smith/Pexels)

Os benefícios da vida diária foram o segundo tema mais frequentemente citado (31%), ou seja: segundo os participantes, os cães melhoram o estilo de vida.

“A tendência crescente de ter um cão é frequentemente associada aos seus benefícios percebidos para o bem-estar físico e mental humano. No entanto, as exigências psicológicas e práticas de cuidar de um cão podem impactar significativamente a qualidade de vida do dono e o sucesso a longo prazo do relacionamento cão-dono”, diz o estudo, que pode ser visto na Scientific Reports.

No entanto, há um porém: o custo. “Em relação aos custos, 95% dos entrevistados identificaram despesas financeiras, principalmente relacionadas à saúde, como a desvantagem mais significativa, e apenas 4–5% mencionaram encargos emocionais ou práticos”, finaliza o artigo. 

Atualmente, os autores conduzem um novo estudo para aprofundar a compreensão das vantagens e desvantagens de ter um cachorro. Tutores de cachorros em todo o mundo são convidados a responder a um questionário.

Cães fazem bem para a saúde

Evidências científicas já sugerem que a companhia dos cães pode ter benefícios contra depressão e ansiedade. Estudos mostraram que as pessoas apresentam níveis menores de ansiedade e depressão depois de um ano de adoção de um animal, e também se sentem menos solitárias.

Leia também:

Como a ciência quer prolongar a vida dos cães em muitos anos Lambida de cachorro faz mal para a saúde? Eis o que você precisa saber

VÍDEO | TAGS PARA ENCONTRAR SEU PET

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box