EconomyFeaturedNewsTop Stories

Tencent ameaça processar governo americano após polêmica

Se você entende um pouco sobre as grandes empresas de games, certamente conhece a Tencent. Afinal, trata-se de, possivelmente, a maior companhia do mundo em jogos e impulsiona diversos estúdios grandes, como Riot (LoL e Valorant), Grinding Gear, Supercell e mais. Agora, a publisher entrou em uma polêmica nos EUA.

Ou, na verdade, foi o governo dos Estados Unidos que criou uma polêmica com a empresa de jogos chinesa. Recentemente, o Departamento de Defesa americano listou a Tencent como uma das companhias “ligadas ao exército chinês” e isso incomodou a publisher. Entenda a história abaixo!

Imagem: Techland

Tencent ameaça processar EUA caso erro não seja corrigido

Recentemente, o Departamento de Defesa americano criou uma lista de companhias da China que seriam supostamente ligadas ao exército chinês, acirrando o embate que os Estados Unidos estão criando com o país oriental (como vimos no ano passado com o projeto que aprovava o banimento do TikTok).

Neste momento, a inclusão da Tencent não impõe sanções, implicações diretas ou qualquer forma de bloqueio, mas certamente causa impactos à imagem da empresa (e, consequentemente, ações de mercado) e difunde uma informação que, segundo a própria publisher, é falsa.

Imagem: Tencent

De acordo com a Tencent, estar na lista americana é um erro e a companhia espera que esse deslize seja corrigido em breve, já que alega não ter nenhuma ligação com o exército chinês, não ser uma organização civil-militar ou até mesmo fornecer qualquer tipo de dado para produção de tecnologia militar.

Já o governo americano alega que, no geral, empresas chinesas são obrigadas por lei a compartilhar dados de usuários e informações com o governo da China (similar ao que foi alegado sobre o TikTok).

Caso você não conheça a Tencent, ela está por trás de grandes estúdios globais, como Riot, Funcom e Supercell, mas também tem ações (às vezes até majoritárias) em diversas companhias, como Ubisoft, Epic Games, Shift Up, Krafton, Techland, Bloober Team e mais.

Imagem: Riot Games

Neste momento, a Tencent diz ser um engano e que está em conversas com o Departamento de Defesa americano para corrigir o erro. E, caso as negociações não avancem, está disposta a entrar com ações legais.

Fonte: RockPaperShotgun

Facebook Comments Box