EconomyFeaturedNewsTop Stories

TCL promete OLED mais barato e durável com sua tecnologia inkjet

Conforme a tecnologia OLED se torna cada vez mais popular em todo tipo de tela, fabricantes fazem promessas de fazer produtos mais acessível e duráveis. Dessa vez foi a TCL que fez novas previsões do tipo, garantindo todo tipo de melhoria para seus displays OLED através da tecnologia de impressão inkjet da companhia.

Em tradução direta, a tecnologia se chama “jato de tinta”, da mesma maneira que muitas impressoras domésticas funcionam há anos. Ming-Jong Jou, um dos executivos da TCL, promete que a tecnologia permite fabricar painéis OLED melhores, com menos custo de produção e desperdício de materiais. Ou seja, isso resultaria em produtos mais baratos e duráveis, inclusive com maior poder de brilho.

Blur Busters

Trazendo números concretos para as afirmações, a TCL garante que seus painéis OLED impressos oferecem até 50% menos perda de luz em relação aos tradicionais, usando reflexão interna. Além disso, a eficiência em emissão de luz melhora em 1,5 vez. Isso resultaria em maior durabilidade, mas a fabricante não ofereceu previsões.

Fonte: TCL

Essas melhorias acontecem enquanto os custos de produção são reduzidos em 20%, segundo a TCL. E todas essas vantagens ainda seriam coroados por uma redução no ciclo de desenvolvimento do produto, em 30%.

TCL quer expandir o uso de inkjet na fabricação de OLED

A tecnologia inkjet já é usada na fabricação de painéis OLED. Atualmente, ela aparece no processo de encapsulamento da sedimentação de camadas em painéis modernos, e a Samsung usa para seus pontos quânticos em telas QD-OLED. A ideia da TCL é expandir o uso do recurso para outras etapas da fabricação dos painéis, incluindo na produção dos emissores de luz.

Mais sobre telas OLED:

TCL mostra primeiro painel 4K de 1000 Hz para monitores gamer

AOC anuncia novo monitor AGON QD-OLED com tela curva de 34” a 175Hz

AsRock expande sua linha Phantom Gaming de monitores

Partindo para informações não oficiais, há rumores de que CSOT – divisão da TCL para a fabricação de produtos – vai começar a produção de painéis OLED em inkjet ainda neste ano. Ou seja, até o final de 2024 a TCL vai expandir seu uso da tecnologia, primeiro em telas 4K de 21,6” para aparelhos médicos.

Produtos mais variados devem começar a ser fabricados em 2025, mas ainda somente em notebooks e monitores. Os rumores não falam ainda de quando o processo vai alcançar as TVs da marca.

Fonte: TechSpot

Facebook Comments Box