DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Switch 2 usa emulação para reproduzir jogos do Switch 1

Apesar de a Nintendo combater com bastante intensidade criadores de emuladores, ela própria está usando soluções do tipo no Switch 2. Em uma entrevista publicada em seu site oficial, a própria companhia confirmou que usa algumas técnicas de emulação para garantir a retrocompatibilidade de títulos do Switch original.

Segundo a empresa, isso foi necessário porque seu novo console não mantém nenhuma parte do hardware usado em seu antecessor. Assim, não é uma mera questão de iniciar um jogo para que ele funcione corretamente. Esse é o principal motivo pelo qual quase 200 títulos ainda têm problemas em rodar bem na nova plataforma.

A Nintendo explica que o Switch 2 não usa a emulação pura, já que isso iria exigir muitos recursos de sistema. Ela trabalha com uma mistura de emulação e compatibilidade de hardware, convertendo dados do console antigo em tempo real, quase como se uma camada de compatibilidade estivesse sendo usada.

Switch 2 vai trazer recursos novos para games antigos

A solução encontrada pela fabricante é o que vai permitir que jogos antigos do Switch original ganhem recursos novos. O mais chamativo deles vai ser o novo GameChat, que permite realizar conversas por voz ou vídeo com seus contatos — isso é, contanto que a câmera opcional do console seja comprada e uma assinatura do Switch Online esteja ativa.

Switch 2 usa emulador interno para reproduzir jogos do Switch 1
Foto: Divulgação/Nintendo

A retrocompatibilidade fornecida pelo Switch 2 usa uma solução semelhante àquela que a Nintendo já estava usando em sua biblioteca de títulos do Super Nintendo e Nintendo 64, por exemplo. Isso significa que ela pode estar sujeita a alguns bugs e problemas de emulação que vão ter que ser consertados por desenvolvedores.

Em sua estreia, o novo console da fabricante japonesa vai trabalhar com games do modelo de 2017, jogos exclusivos e versões atualizadas de alguns games selecionados. Elas vão ser vendidas tanto de forma individual (por meios físicos e digitais) quanto na forma de upgrades pagos para quem já possui os produtos compatíveis.

Fonte: Android Authory

Facebook Comments Box