Switch 2 pode melhorar desempenho de games do Switch sem patches
Com estreia programada para o dia 5 de junho, o Nintendo Switch 2 vai marcar a estreia de “versões especiais” de jogos do aparelho antecessor, que serão atualizados para rodar melhor. No entanto, mesmo os games que não ganharem esse tipo de tratamento podem ganhando em desempenho na nova plataforma.
Em uma conversa com a GameSpot, Takuhiro Dohta, diretor responsável pelo novo console, explicou que isso pode acontecer de forma pontual. Segundo ele, os tipos de melhorias que vão ser testemunhadas dependem muito de como um jogo foi criado originalmente e quais são suas características.
Ele também esclareceu que, enquanto o Switch 2 pode não aprimorar o framerate de um título, sua memória interna pode fazer com que ele carregue áreas mais rápido. “Mas, novamente, isso vai depender de como o jogo foi construído”, esclareceu. Até o momento, a Nintendo já confirmou que jogos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Metroid Prime 4 vão ganhar upgrades pagos na nova plataforma.
Nintendo Switch 2 mistura soluções de software e hardware
A própria fabricante japonesa já esclareceu que, apesar de ser retrocompatível com o Switch original, seu novo aparelho não traz nenhuma das peças presentes nele. Assim, sua compatibilidade é garantida por uma mistura de emulação e compatibilidade de hardware, quase como se uma camada de compatibilidade fosse usada.

No site oficial da Nintendo, o conselheiro da divisão de desenvolvimento tecnológico, Tetsuya Sasaki, explicou que o Switch 2 converte dados de jogos do Switch original em tempo real. A solução encontrada pela companhia vai garantir que games antigos sejam compatíveis com recursos novos, como o GameChat.
Ao mesmo tempo, a solução não tem funcionado para todos os títulos do console de 2017: aproximadamente 200 games seguem incompatíveis com a nova plataforma. No entanto, a companhia japonesa afirma que continua a estudar a situação de todos eles para garantir que nenhuma experiência vai ser deixada para trás — a não ser o Labo VR, que é totalmente incompatível com as dimensões da nova plataforma.