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Suzuki entra no mercado de elétricos com o SUV E Vitara

A japonesa Suzuki, conhecida aqui no país principalmente pelas suas motos e pelo 4×4 Jimny, acaba de lançar o seu primeiro veículo elétrico da história.

O E Vitara é um SUV fruto de um trabalho conjunto da empresa com a também nipônica Toyota. Além de bonito, o carro promete entregar um bom desempenho. A má notícia é que não há previsão de o modelo desembarcar no Brasil.

Inicialmente, a Suzuki planejar fabricar o EV na planta da companhia em Gujarat (Índia), a partir da próxima primavera no Hemisfério Norte (ou seja, o nosso outono no Hemisfério Sul). O lançamento oficial deve ocorrer um pouco depois, no verão de 2025, mas apenas para os mercados europeu, indiano e japonês.

O Brasil não ficou sozinho de fora nessa lista. A montadora não tem planos de levar seu EV nem mesmo para os Estados Unidos.

Primeiro elétrico da japonesa é o E Vitara (Imagem: Divulgação/Suzuki)

O que sabemos sobre o E Vitara

O E Vitara será um SUV elétrico com capacidade 4WD;

Isso significa que ele terá tração nas quatro rodas (com acionamento manual);

Esse tipo de conjunto é comum em veículos potentes e 4×4;

A bateria dele será de fosfato de ferro-lítio com capacidades de 49 kWh ou 60 kWh;

De acordo com o The Japan Times, o E Vitara pode chegar a 400 quilômetros com única carga;

Seu motor é capaz de produzir 135 kW;

Não é mais potente do mercado, mas, mesmo assim, entrega bom desempenho;

A montadora não divulgou informações extras sobre o veículo – algo que deve acontecer nas próximas semanas;

Ou seja, não fazemos ideia de quanto o E Vitara vai custar;

E, por se tratar do primeiro EV da marca, não dá para fazer comparações.

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Suzuki e o mercado elétrico

Entre o fim de 2022 e o início de 2023, a Suzuki anunciou ao mundo que faria investimento de US$ 35 bilhões (R$ 199,24 bilhões, na conversão direta) nessa tecnologia. Além disso, estipulou meta de lançar cinco EVs até o fim da década.

Ok, ainda estamos em 2024 (ou seja, dá tempo), mas o presidente da empresa, Toshihiro Suzuki, resolveu pisar no freio. Em entrevista ao AutoCar, ele revelou ter colocado os projetos futuros em “modo de espera”, enquanto a marca “monitora” o mercado.

Empresa japonesa é bastante conhecida no Brasil por causa de suas motos e do 4×4 Jimny (Imagem: sylv1rob1/Shutterstock)

Como lembra o The Verge, assim como a Toyota, a Suzuki nunca foi grande entusiasta do “sonho elétrico”. Tanto que as empresas demoraram bem mais do que as outras para lançar veículos desse tipo. E a maioria dos novos produtos são híbridos – e olhe lá.

Toshihiro Suzuki disse que não tem nada contra os modelos elétricos. Ele, no entanto, é bastante cauteloso com as estratégias de mercado.

“Estamos em uma situação muito difícil neste momento, pois as vendas de BEVs estão diminuindo. E, por outro lado, EVs acessíveis e baratos da China estão chegando ao mercado, então é um momento muito difícil para introduzir mais BEVs”, disse ele à AutoCar.

“Olhando para a situação atual, os incentivos governamentais para BEVs estão saindo e, [junto com] os EVs chineses que têm uma competitividade de segmento muito forte, você tem que pensar cuidadosamente sobre que tipo de BEV deve ser introduzido no mercado e em que momento”, concluiu o executivo.

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