EconomyFeaturedNewsTop Stories

Surpresa! Rocha no Cinturão de Asteroides era, na verdade, um cometa

A lista de cometas do Sistema Solar acaba de ganhar mais um membro. Novas observações confirmaram que 456P/PANSTARRS, objeto identificado em 2021, é realmente um cometa ativo encontrado no Cinturão de Asteroides.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp O que sabemos sobre o enorme cometa que se aproxima do Sistema Solar interno? Cometa pode escapar do Sistema Solar por culpa de Saturno

Henry Hsieh, pesquisador do Instituto de Ciência Planetária da Universidade do Arizona, foi quem cunhou o termo “cometa do Cinturão”. Segundo ele, as características do objeto ajudaram a revelar sua natureza.

“Este objeto não é apenas um asteroide que passou por um caso isolado que o fez mostrar atividade uma vez, mas ele é um corpo completamente ativo e congelado, parecido com outros cometas do Sistema Solar”, observou. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Imagens do cometa 456P/PANSTARRS; perceba que sua pequena cauda é visível (Imagem: Reprodução/ Scott S. Sheppard, Carnegie Institution for Science/Audrey Thirouin, Lowell Observatory/Henry H. Hsieh, PSI)

A descoberta torna este um “cometa do Cinturão”, ou seja, um cometa que estava “disfarçado” de asteroide em meio aos demais que formam o cinturão entre as órbitas de Marte e Júpiter. Cometas deste tipo parecem pertencer ao grupo dos asteroides ativos, rochas espaciais que emitem gases e, assim, formam coma e cauda como os cometas “verdadeiros”.

“Ainda são muitos poucos os cometas conhecidos no Cinturão principal”, observou Hsieh, “Queremos construir uma população para termos uma ideia mais clara de quais são as propriedades mais amplas deles, como o tamanho”, finalizou.

Leia também:

Cometas da Via Láctea orbitam o Sol em dois planos diferentes

Este cometa fará sua aproximação máxima com o Sol em janeiro de 2023

Vídeo: Starlink, como funciona?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box