Surgem os primeiros cabos USB 4 2.0 com 80Gbps e Power Delivery de 240W
Conforme o USB 4 se torna cada vez mais difundido, as atenções se voltam para a próxima geração da conexão universal, que vai acelerar ainda mais sua capacidade de transferência de dados. Assim, a fabricante japonesa Elecom conseguiu ser a primeira com cabos USB 4 2.0 certificados com 80Gbps e até 240W de Power Delivery.
A empresa, na verdade, conquistou seu certificado para dois cabos com a tecnologia USB 4 2.0. As duas versões entregam 80Gbps, mas um deles conta com PD de 240W e o outro fica 60W mesmo.
Fonte: Elecom
É interessante mencionar que os novos produtos da Elecom oferecem ainda passthrough para conexão de vídeo DisplayPort. Usando o recurso, os cabos USB 4 2.0 podem passar vídeo até 8K (7680 x 4320p) a 60Hz.
Fonte: Elecom
Porém, é evidente que não basta comprar um cabo desses e aproveitar suas vantagens se o seu sistema não for compatível com a tecnologia. Conforme ressalta o TechPowerUp, um controlador para USB 4 2.0 precisa usar pelo menos uma interface PCIe 5.0 x4 para chegar ao potencial máximo da tecnologia.
Versão 2.0 do USB 4 foi anunciada em 2022
O USB-IF, associação de empresas de tecnologia responsável pela padronização do USB, anunciou ainda em 2022 a nova versão do USB 4. A capacidade de transferir arquivos a 80Gbps foi o grande destaque logo em seu anúncio, mas agora chama a atenção a transferência de energia que esses cabos também podem alcançar.
Notícias relacionadas:
USB 4 versão 2.0 é anunciada com largura de banda de até 80 Gbps
Windows 11 não suporta Wi-Fi 7 e USB4 2.0, por enquanto
Apesar da padronização já ter dois anos, parece que agora veremos os produtos começarem a aparecer usando a tecnologia. Até o Windows 11 foi lançado ainda sem suporte à nova versão da conexão.
Segundo o TechPowerUp, espera-se que o USB-IF faça um lançamento formal do novo padrão em dezembro deste ano. Até lá, deve aumentar a lista de cabos e produtos certificados para o seu uso.