Sucesso no Steam, Schedule I pode ser processado por Drug Dealer Simulator
Lançado no dia 24 de março no Steam, Schedule I se tornou um dos grandes sucessos deste ano ao convidar os jogadores a criar um verdadeiro império do crime. No entanto, o título criado por uma única pessoa também chamou a atenção da Movie Games SA, publicadora de Drug Dealer Simulator, que pode acabar iniciando um processo contra ele.
Uma análise conduzida a pedido da companhia afirma que o novo simulador de produção e venda de drogas viola uma série de direitos autorais. O game que já chegou a um pico de mais de 400 mil jogadores simultâneos teria copiado questões como trama, mecânicas e elementos de interface.
Em um comunicado enviado à PC Gamer, a Movie Games SA afirmou que ainda está investigando as similaridades entre Schedule I e Drug Dealer Simulator. Embora ambos tenham como temática a construção de um império do crime, os dois têm visuais e tons bastante diferentes — o novo sucesso do Steam é muito mais cartunesco e não se leva tanto a sério.
A empresa afirma que foi legalmente obrigada a iniciar a investigação que concluiu que o game pode ter quebrado direitos autorais. “Agora nos sentimos obrigados a prosseguir, mas ainda não contatamos os desenvolvedores de Schedule I. Nosso objetivo nesse ponto é discutir a situação com eles e temos uma abordagem aberta”.
Investigação de Schedule I já resultou em reviewbomb
A Movie Games SA também esclareceu que, até o momento, não tomou nenhuma ação legal contra os criadores de Schedule I. No entanto, isso não impediu muitos veículos de afirmarem que um processo foi iniciado — o que não é verdade. Isso despertou a fúrias de muitos fãs do jogo, que estão fazendo um reviewbombing de Drug Dealer Simulator no Steam.

90% das análises recentes do título estão com a classificação negativa, afirmando que seus criadores são “insaciáveis e invejosos” de um desenvolvedor solitário. A publicadora afirma que não se trata de uma grande corporação e está lidando com a situação de forma cuidadosa, esperando evitar uma batalha legal.
Assim, a situação entre a Movie Games SA e o criador de Schedule I pode acabar sendo resolvida de forma amigável, resultando em algumas mudanças no novo jogo — eliminando suas possíveis infrações de direitos autorais no processo. A publicadora de Drug Dealer Simulator reforça que não tem o desejo de expulsar rivais do mercado, e que inclusive enviou desejos positivos à TVGS quando o sucesso recente chegou ao Steam.
Fonte: PC Gamer