Subaru desenvolve sistema híbrido que roda até mil quilômetros; conheça
Tempos após divulgar as especificações preliminares sobre seu motor boxer eletrificado, a Subaru liberou mais informações a pouco menos de dois meses de seu lançamento oficial.
O motor 2.5 boxter foi detalhado no SUV Crosstrek. Originalmente, como lembra o Motor1, é naturalmente aspirado e horizontalmente oposto, desenvolvido para aplicações eletrificadas.
Como é o novo motor híbrido da Subaru?
O motor produz 158 cv de potência a 5.600 rpm e tem 21,2 kgfm de torque entre 4.000 rpm e 4.400 rpm;
Comportando 62 litros, o motor do Crosstrek deve ter condições suficientes de prover o combustível necessário para o motor a combustão;
Com aumento de 20% na eficiência ante a configuração híbrida atual, o novo SUV poderá ter a maior autonomia que um Subaru jamais teve;
Ele será capaz de percorrer mais de mil quilômetros com apenas um tanque, mas este número é teórico, baseado no ciclo WTLC;
Por sua vez, o composto a gasolina trabalha com dois elétricos que se encontram na dianteira do Crosstrek, sendo que um trabalha como gerador e, o outro, responsável pelo acionamento das rodas, que tem capacidade para 119 cv e 27,5 kgfm;
Não foi especificado pela montadora a potência combinada entre os motores, sendo que o responsável pela extensão da autonomia também pode operar como a principal fonte de energia “em ampla gama de situações”.
A nova versão do Crosstrek tem sistema que liga apenas um dos motores quando necessário. Além disso, a Subaru promete sistema de “condução de EV estendida”. Vale ressaltar, porém, que a bateria tem apenas 1,1 kWh, não permitindo viagens longas até que o motor a combustão comece a funcionar.
Sob o assoalho do porta-malas, encontra-se o pacote de baterias de íons de lítio, novo, leve, duradouro e com células que possuem mais densidade.
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Entre outras configurações do novo Subaru, ele terá sistema de tração integral simétrico que acopla, mecanicamente, as rodas dianteiras e traseiras via sistema de acoplamento viscoso.
O SUV também contará com tomada de 1.500 W em sua área de carga para ligar eletrodomésticos ou equipamentos de acampamento que necessitem de energia para operarem na natureza.
Há alguns meses, quando essa nova configuração foi anunciada, o diretor de tecnologia da Subaru, Tetsuo Fujinuki, admitiu que o motor boxer não é a melhor opção quando se fala de eficiência.
Se você estivesse buscando apenas a eficiência, os motores horizontalmente opostos nem sempre são necessariamente a melhor opção. Mas o que seria da Subaru sem eles? Se pensarmos bem, somos a única marca do mercado de massa a fabricar motores horizontalmente opostos atualmente.
Tetsuo Fujinuki, diretor de tecnologia da Subaru
As vendas do Crosstrek híbrido serão iniciadas no Japão em dezembro deste ano, com sua provável chegada aos demais mercados do globo em 2025.
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