Steam Machines podem voltar com placas RDNA 4, aponta rumor
Há aproximadamente 10 anos, a Valve criou as Steam Machines, tipo de PC portátil com aparência de console, que não chegou a fazer tanto sucesso quanto o esperado. Agora, um rumor aponta que a empresa de Gabe Newell pode estar apostando novamente nesse tipo de console.
Steam Machines teriam placas com arquitetura RDNA 4
Segundo informações obtidas pelo dono do site HandleDeck, o desenvolvedor Samuel Pitoiset, da Valve, está trabalhando em drivers para a placa de vídeo AMD Radeon RX 9070. A placa, que ainda está prestes a ser lançada, será uma das primeiras a contar a com a arquitetura RDNA 4 e o FSR 4.
O Samuel Pitoiset, vale frisar, é um desenvolvedor da Valve que tem dado foco em desenvolver e aprimorar os drivers gráficos no Linux. Inclusive, ele teria trabalhado no suporte da arquitetura RDNA2, que é utilizada no Steam Deck com o SteamOS.
Por conta deste histórico e de, aparentemente, o driver com suporte para arquitetura RDNA 4 ter atingido um bom estado no SteamOS especificamente com a placa AMD Radeon RX 9070, o Rafael Cruz, dono do site HandleDeck, acredita que a Valve pode estar com planos para lançar novas Steam Machines.
Insider famoso comenta rumor
O famoso insider eXta1s também chegou a abordar o rumor sobre novas Steam Machines e acredita que a Valve pode estar realmente trabalhando em um novo console, principalmente com os últimos acontecimentos do Xbox e com o fato de a Microsoft estar trabalhando em novos dispositivos.
Com tudo isso em mente, assim como ocorreu no passado, a Valve poderia estar licenciando o uso do SteamOS para que empresas parceiras criem suas novas Steam Machines.
Quando as Steam Machines surgiram, vale lembrar que algumas empresas grandes fizeram seus próprios modelos. Entre as empresas maiores que apostaram no dispositivo é possível citar os casos de Alienware e Zotac.
Valve criou novos selos para o SteamOS
Em dezembro do ano passado, a Valve chegou a criar um guia para o uso de seus logos e marca, revelando um selo “Powered by SteamOS”. Esse selo, vale notar, ficou mais evidência na CES, quando algumas empresas, como a Lenovo, anunciaram portáteis com o sistema da Valve pré-instalado.
Apesar de ter aparecido até agora somente em portáteis, o guia da Valve não chega a trazer nenhuma informação de que o seu uso estaria restrito para este tipo de dispositivo.
Além disso, também em dezembro, uma mudança notada no código do SteamOS sugeria que a Valve estaria trabalhando no suporte para uma saída HDMI de tamanho convencional, algo que não seria comum para portáteis.
De todo o jeito, todas as informações acima, apesar de apontarem que algo pode estar rolando, ainda devem ser tratadas com cautela e como rumores até a Valve ou algum parceiro oficial realizar um anúncio.
E você, leitor! Acredita que a Valve planeja voltar com as Steam Machines? Compraria uma? Participe ao deixar seu comentário!
Via: Wccftech