Steam Deck 2 e ROG Ally 2? O gráfico integrado monstro do Radeon 890M!
Vamos tratar nesse artigo do poderoso gráfico integrado dos AMD Ryzen AI série 300. Mais especificamente, aqui vamos testar o AMD Radeon 890M que equipa o AMD Ryzen AI HX 370, o mais potente do line-up de processadores para notebooks e ultrafinos da AMD.
Esse gráfico integrado é o mais poderoso que já testamos, e além de equipar dispositivos ultrafinos com uma performance capaz de rodar games, ele tem potencial de ser usado em videogames portáteis, como um eventual sucessor do Steam Deck e ROG Ally.
AMD apresenta processadores Ryzen AI 300 para Copilot+ PCs
AMD Strix Point: o que muda com os AMD Ryzen AI 300 para notebooks!
Site oficial do AMD Ryzen AI 9 HX 370
Essa teoria é bem plausível se considerarmos que o AMD Ryzen Z1 Extreme, com suas 12 unidades computacionais e oito núcleos Zen 4 são extremamente semelhantes aos chips high-end de notebooks AMD Ryzen 8000. Um eventual sucessor do Z1 pode também aproveitar as evoluções da nova linha de CPUs para notebooks.
O que muda nos Strix Point
E que melhorias são essas da Radeon 890M? Temos várias. A primeira é uma atualização no processador, agora equipado com microarquitetura Zen5. A segunda são os gráficos, que além de receber as melhorias da microarquitetura RDNA 3.5, também vai ter a contagem de unidades computacionais ampliada de 12 para 16.
Aumento de performance dos Strix Point versus antecessores Hawk Point no mesmo consumo de energia. Fonte: AMD (divulgação)
E outro salto é na unidade computacional que acelera AI. A NPU desses chips é capaz de entregar até 50 TOPS. Além de funções como o Windows CoPilot+, essa unidade aceleradora pode ser algo a ser explorado na futura versão do AMD FSR, que pode usar machine learning para aumentar a performance em games.
Sistema testado
Para nossos testes, vamos usar um notebook de um jeito diferente do que a fabricante tinha em mente, originalmente. A ASUS enviou seu topo de linha premium ultrafino, o Zephyrus G16, equipado com uma RTX 4070. Mas nós vamos ignorar isso.
Vamos desabilitar esse gráfico dedicado porque estamos de olho em outro: o processador AMD Ryzen AI HX 370 desse notebook trás justamente o AMD Radeon 890M como gráfico integrado. Então vamos dar uma folga para a GeForce, e vamos ver o que a iGPU se vira fazendo!
Testes da AMD Radeon 890M versus gráficos integrados
Testes da AMD Radeon 890M versus placas de vídeo
Conclusão: o futuro do Steam Deck 2 e ROG Ally 2?
Os gráficos AMD Radeon 890M são um novo salto em performance gráfica integrada em um SoC. Enquanto outros gráficos já estavam no patamar de performance comparável com gráficos dedicados, agora dá pra cravar que o gráfico integrado nos chips da AMD é capaz de uma “trocação franca” com uma placa de vídeo de entrada, como uma GeForce GTX 1650.
Considerando que alguns notebooks gamers de entrada ainda podem oferecer a GeForce como GPU, está na hora de atualizar o conceito de placa de vídeo mínima a se comprar em seu futuro notebook. Um notebook com Ryzen Ai 300 series pode fazer mais sentido do que pegar um aparelho com uma placa de vídeo dedicada de entrada.
E para os portáteis, temos também notícias promissoras. Esse gráfico integrado consegue abrir até uns 30% sobre o presente em aparelhos como o ROG Ally. Porém, aqui é sempre bom lembrar que fizemos o teste em um notebook mais parrudo, com perfil gamer, enquanto um portátil para jogos tem menos energia e TDP disponíveis. Mas ainda assim, temos algo promissor por aqui.